Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-01-2008

Chuva deixa 15 mil desabrigados
Peruíbe decretou estado de calamidade pública devido aos estragos. Há regiões do estado que só podem ser acessadas de barco.
Chuva deixa 15 mil desabrigados
Foto: AFP

Quinze mil pessoas estão desabrigadas na Baixada Santista e no Vale do Ribeira por causa da chuva forte que atingiu a região no final de semana. Em Peruíbe, no litoral sul, um pescador morreu ao tentar salvar seu barco. Em São José dos Campos, a 91 km de São Paulo, uma mulher de 85 anos morreu afogada devido a uma enchente.

Em Peruíbe, a Defesa Civil decretou estado de calamidade pública. Em Cajati e Jacupiranga, onde os problemas também são graves, as prefeituras devem decretar estado de calamidade pública nesta segunda-feira (14).

Só em Peruíbe são 1.200 desabrigados segundo informações da prefeitura. Eles foram alojados no Centro de Convenções e no Centro Comunitário do município. Em alguns bairros, o acesso só é possível de barco.

Em Cajati, no Vale do Ribeira, o rio Jacupiranguinha - que corta o município - transbordou e provocou alagamentos. No bairro Vila Vitória, muitas pessoas deixaram suas casas. Ao todo, 5 mil habitantes ficaram desabrigados. Em Jacupiranga, moradores precisaram de barcos para se locomover.

Morte
Em São José dos Campos, onde uma idosa morreu afogada, a chuva forte da noite de sábado provocou enchente em oito barros da cidade. Pelo menos 428 casas foram atingidas.

Segundo os meteorologistas do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em apenas duas horas, choveu 40% do volume esperado para todo o mês de janeiro na cidade.

Abandono
Na Baixada Santista os problemas foram em São Vicente e Praia Grande. Moradores foram obrigados a deixar as casas. A chuva forte formou buracos nas ruas sem asfalto, verdadeiras armadilhas para motoristas e pedestres.

Para o coordenador da Defesa Civil do estado no Vale do Ribeira, as tempestades de verão são freqüentes nesta época do ano. O problema foi o volume de água em curto espaço de tempo.

Enchente
Moradores de Pariquera-Açu enfrentaram problemas também com as enchentes. Os motoristas se arriscaram para atravessar o centro da cidade. Foram três mil desabrigados. O prefeito deve decretar estado de emergência.

Em Ferraz de Vansconcelos, na Grande São Paulo, a chuva transformou casas em montes de entulho. A força da enxurrada derrubou muro e destruiu tudo o que havia pela frente. Para os moradores prejudicados, o consolo foi a solidariedade dos vizinhos. Enquanto uns lavavam a sujeira do carro, outros carregavam o que conseguiam.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir