Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-01-2008

Taxa média de juros tem maior avanço desde fevereiro de 2007
Um estudo da Fundação Procon-SP, realizado no início de janeiro e comparado com dezembro
Taxa média de juros tem maior avanço desde fevereiro de 2007

Um estudo da Fundação Procon-SP, realizado no início de janeiro e comparado com dezembro, mostrou que as taxas médias de juros cobradas pelos bancos para o empréstimo pessoal, com prazo de pagamento de 12 meses, tiveram o maior avanço desde fevereiro de 2007. O avanço de 0,07 ponto percentual levou a média dos juros pagos pelo consumidor na modalidade para 5,36% ao mês.

A menor taxa cobrada na modalidade é da Caixa Econômica Federal (4,49%), e a maior, a do banco Real (6,3%).

Já o cheque especial, crédito disponível por demanda na conta corrente, não apresentou alteração em relação aos valores coletados em dezembro, ficando na média em 8,21% ao mês. As menores taxas da categoria também são cobradas pela Caixa Econômica (7,2%) e as maiores são encontradas no banco Safra (9,29%).

Segundo a Fundação Procon-SP, o início do ano é uma época de muita atenção pois o comprometimento com impostos (IPVA, IPTU, etc) e as compras por impulso podem levar a um desequilíbrio no orçamento, que exija a contratação de empréstimos. A orientação, segundo o órgão, é utilizar o cheque especial apenas em último caso.

Para a pesquisa de janeiro, a entidade pesquisou as taxas de dez bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco). As taxas do empréstimo pessoal fornecidas são para clientes não-preferenciais com prazo de pagamento de 12 meses.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir