Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-01-2008

Lula descarta risco de novo apagão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira que o Brasil não vive nenhum risco de racionamento de energia
Lula descarta risco de novo apagão
Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira que o Brasil não vive nenhum risco de racionamento de energia, após o governo ter anunciado, na semana passada, medidas para garantir a normalidade do abastecimento.

Lula afirmou ainda que o país tem energia garantida até 2010, e que o início da construção da hidrelétrica do Rio Madeira vai suprir as necessidades energéticas brasileiras "por um bom tempo".

"Nenhum risco", respondeu Lula em seu programa de rádio "Café com o Presidente", ao ser perguntado sobre a possibilidade de um novo racionamento de energia, como aconteceu em 2001. "O dado concreto é que o Brasil está seguro de que não haverá apagão e de que não faltará energia para dar sustentabilidade ao crescimento que nós queremos ter no Brasil."

O governo anunciou, na quinta-feira, medidas para evitar um eventual risco de racionamento de energia elétrica no Brasil.

Seis usinas a óleo entrariam em operação na região Sudeste, gerando um total de 800 MW, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Também há estudos para colocar em funcionamento outras usinas a óleo na região, segundo o ministro interino da pasta, Nelson Hubner.

Outras medidas incluem a entrada no sistema de novos campos de gás ou gasodotos e a substituição da Petrobras em suas refinarias do gás pelo óleo combustível.

"Eu tive uma reunião com todo o setor energético brasileiro, conversei com a Petrobras. Ou seja, nós iremos fazer todo esforço necessário para não faltar energia", acrescentou Lula.

"Eu estou convencido de que todas as medidas que estamos tomando, seja o Ministério de Minas e Energia, seja a ONS (Operador Nacional do Sistema), seja a Petrobras, todos eles estão garantindo que não faltará energia em 2008."


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir