Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-01-2008

50 famílias de vítimas do acidente da TAM pedem indenização
Parentes esperam julgamento mais rápido pela Justiça norte-americana
50 famílias de vítimas do acidente da TAM pedem indenização

Cerca de 50 famílias recorreram à Justiça dos Estados Unidos por indenizações pelas mortes de seus parentes no acidente da TAM em julho passado, segundo o vice-presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Vítimas do Vôo TAMJJ3054, Archelau Xavier.

"Preferi entrar com ação lá fora, porque na Justiça daqui demora muito tempo", disse ele, citando ações ainda não concluídas de parentes de vítimas do Fokker 100 da TAM que caiu perto do Aeroporto de Congonhas em outubro de 1996.

Archelau, que perdeu a filha de 24 anos no acidente, acionou nos EUA a TAM, a Airbus, as fabricantes do freio e do reverso e a empresa que faz as manutenções de aeronaves da TAM. Ele definiu as propostas de indenização da seguradora da companhia aéra, que negocia os valores, como "indecentes".

A expectativa dele é que, em um ano e meio, haja uma conclusão nos EUA. Caso a Justiça norte-americana não aceite o caso, Archelau tem a expectativa de receber uma proposta de indenização mais alta nos EUA.

Assédio
O presidente da associação, Dario Scott, diz que até hoje, quase seis meses após o acidente, os parentes das vítimas são assediados por grande escritórios norte-americanos. "Alguns nos procuram camuflados de advogados brasileiros", relata.

Com sede em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a associação, que reúne cerca de 200 familiares de 120 vítimas, realiza reuniões mensais, a maioria delas em São Paulo. "Em dezembro, não tivemos reunião, porque seria muito duro para nós", disse Ana Sílvia Volpi Scott referindo-se ao Natal. Ela perdeu sua filha única de 14 anos.

50 famílias de vítimas do acidente da TAM pedem indenização.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir