Categoria Religião  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Conferência do papa em universidade romana gera protestos
Ranking de 163 países é elaborado pelo Instituto Heritage e pelo "Wall Street Journal". Índice leva em conta corrupção, impostos e leis trabalhistas.
Conferência do papa em universidade romana gera protestos
Foto: AP Photo/Gregorio Borgia

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Alguns professores e alunos estão protestando contra uma conferência a ser proferida pelo papa Bento 16 na mais importante universidade de Roma, alegando que há duas décadas ele fez ali um discurso que revelava posições reacionárias em relação à ciência.

O papa dará uma aula magna na quinta-feira na Universidade La Sapienza, falando do tema pena de morte --cuja abolição mundial o Vaticano e o Estado italiano defendem.

Mais de 60 professores subscreveram uma carta dizendo que o convite os "ofende e humilha" e deveria ser retirado.

Eles citam um discurso feito em 1990 pelo então cardeal Joseph Ratzinger, em que defendia a Igreja pelo processo de heresia contra Galileu, em 1633, por ensinar que a Terra gira em torno do Sol -- o que supostamente seria uma contradição à interpretação da Bíblia que punha a Terra como centro do Universo.

Os defensores do papa dizem que aquele discurso apenas citava um filósofo austríaco segundo o qual o julgamento de Galileu foi "racional e justo", mas que isso não reflete a opinião do pontífice.

Conferência do papa em universidade romana gera protestos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir