Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Possível encontro com Fidel marca visita de Lula a Cuba
O último presidente a se reunir com o líder cubano foi o venezuelano Hugo Chávez
Possível encontro com Fidel marca visita de Lula a Cuba
Foto: Adalberto Roque/AFP

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou na noite desta segunda-feira a Cuba (pelo horário local) para uma visita de 24 horas, mais de quatro anos depois de sua última viagem à ilha.

Lula chegou a Havana poucos minutos depois das 21 horas (meia-noite, pelo horário de Brasília), desembarcando no aeroporto acompanhado do chanceler Celso Amorim. Ele foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque.

Segundo o programa oficial, Lula se reuniria esta noite com Raúl Castro, para jantar. Nesta terça-feira, ele será recebido oficialmente pelo presidente em exercício cubano no Palácio da Revolução, para assinar vários acordos bilaterais.

No entanto, não foi confirmado se Lula se reunirá com Fidel Castro, que se recupera de um problema de saúde desde meados de 2006.

"Há uma expectativa real" quanto à ocorrência deste encontro, disse hoje à Agência Efe uma fonte da delegação brasileira, que já se encontrava na capital cubana para adiantar detalhes dos diversos
acordos que serão assinados.

A fonte, que disse que Lula deve deixar Cuba às 19 horas (17 horas de Brasília) desta terça-feira, ressaltou que a delegação brasileira ainda não tem informações sobre quando poderia ocorrer o esperado encontro com Fidel, que não aparece em público desde 26 de julho de 2006.

O último presidente a se reunir com o líder cubano foi o venezuelano Hugo Chávez, que, em meados de dezembro, esteve com Fidel durante duas horas e meia.

A visita de Lula, inicialmente prevista para os dias 22 e 23 de novembro do ano passado, foi adiada em meados daquele mês por um período de 30 dias, devido à ampla agenda de temas propostos por Cuba, disse na época o próprio presidente brasileiro.

Porém, a viagem também não pôde acontecer em dezembro devido a um problema de agendas, sendo novamente adiada, desta vez para janeiro.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; Educação, Fernando Haddad; e Saúde, José Gomes Temporão, membros da delegação que acompanha Lula, já estão em Havana, confirmou a fonte.

Na visita, Lula vai promover acordos de caráter econômico e comercial, alguns dos quais ainda estão sendo discutidos pelas delegações dos dois países.

Um ponto importante das negociações é o possível desembarque da Petrobras na ilha, com base em dois eixos fundamentais de atuação.

Nos planos da estatal brasileira está a criação de uma fábrica de lubrificantes, para a qual será assinado um memorando de entendimento com um cronograma de execução, bem como sua participação na prospecção de hidrocarbonetos em águas profundas da ilha.

O objetivo de ambos os países é que a Petrobras formalize sua inclusão na relação de petrolíferas internacionais (pelo menos sete até o momento) com direitos para explorar blocos marítimos de Cuba em sua zona econômica exclusiva no Golfo do México.

A fonte ressaltou que a Petrobras já tem um "compromisso" para entrar nesse negócio e que os detalhes para a formalização dos termos dessa participação já estão sendo agilizados.

Além disso, os Governos de Brasil e Cuba devem assinar um acordo para a produção e distribuição conjunta de uma vacina contra a meningite e outros para aumentar a cooperação nos setores agrícola, minerador, turístico, de transporte e de investimentos.

Possível encontro com Fidel marca visita de Lula a Cuba.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir