Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-01-2008

Em Cuba, Lula se encontra com Fidel Castro
A reuni�o foi reservada aos dois por conta da doen�a de Fidel.
Em Cuba, Lula se encontra com Fidel Castro
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva se reuniu no fim da tarde desta ter�a-feira (15) com o cubano Fidel Castro. O encontro durou cerca de duas horas e meia. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, Lula teria encontrado o ditador cubano "bastante disposto".

A reuni�o que come�ou pouco antes das 20h (17h no hor�rio de Havana) desta ter�a-feira (15) foi reservada aos dois por conta da doen�a de Fidel que o levou a licenciar-se da presid�ncia de Cuba em julho de 2006 e deixar o poder para o irm�o Ra�l Castro.
O encontro entre os dois mandat�rios vinha sendo tratado como sigiloso e a confirma��o dependia do aval dos m�dicos que tratam do l�der cubano.

Lula foi ao encontro acompanhado pelo m�dico da Presid�ncia, Cl�ber Ara�jo, o chefe da seguran�a, Gon�alves Dias, e mais dois seguran�as. Ele s� recebeu a confirma��o do encontro por volta das 13h (16h em Bras�lia), na embaixada do Brasil no pa�s, e saiu para o encontro 40 minutos depois.

Antes do encontro com Fidel, Lula fez elogios ao presidente e disse ser apaixonado pela revolu��o cubana. "Eu sou da gera��o que � apaixonada pela revolu��o cubana. Eu tenho carinho especial pelo Fidel. Visito Cuba desde 1985 e eu estou torcendo para o Fidel ter uma recupera��o extraordin�ria", disse o presidente.

A viagem de Lula mais de cinco anos ap�s sua primeira visita a Cuba como presidente tem como objetivo aumentar a presen�a brasileira na ilha comunista nesse momento de transi��o, justamente por conta da doen�a do l�der.

Por conta do encontro com Fidel, Lula cancelou a visita que faria ao Centro de Engenharia gen�tica e Tecnologia de Cuba.

Em Cuba, Lula se encontra com Fidel Castro

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir