Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Após encontro, Lula diz que Fidel pode voltar ao poder
Presidente brasileiro visitou ditador cubano em Havana
Após encontro, Lula diz que Fidel pode voltar ao poder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, antes de deixar Havana, que acredita no retorno do ditador cubano Fidel Castro ao poder. A reunião entre Lula e o líder durou cerca de duas horas e meia.

Segundo o presidente, Fidel aparentava boa saúde, estava "bastante disposto" e muito falastrão: "Não pense que dividimos o tempo de falar. O Fidel falou por duas horas e eu falei por meia".

No encontro, Castro usou o mesmo moletom com as cores de Cuba que havia vestido em sua última aparição, cinco meses antes. Nas imagens divulgadas à imprensa, o presidente brasileiro é visto fotografando o colega cubano.

Lula afirmou que o estado de saúde do ditador, licenciado da presidência de Cuba desde julho de 2006, o deixou impressionado. "Se um dia eu ficar doente, eu quero ter a mesma capacidade de falar como o Fidel falou comigo", afirmou, classificando a lucidez do "companheiro Fidel" de "incrível".

Segundo o presidente, a volta do ditador ao poder é uma questão do tempo. "O Fidel está pronto para assumir o papel político que ele tem em Cuba, o papel político que ele tem no mundo globalizado e na humanidade".

As declarações aos jornalistas foram feitas minutos antes do presidente embarcar de volta ao Brasil, na escada do avião presidencial. Pouco antes, Lula esteve reunido por vinte minutos numa sala do aeroporto com o presidente interino de Cuba, Raúl Castro, e com o chanceler, Felipe Pérez Roque.

Após encontro, Lula diz que Fidel pode voltar ao poder.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir