Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento
Sem se mexer, ela, nos Estados Unidos, fez robô andar no Japão. Feito promete revolução na área de próteses para amputados
Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento
Foto:AFP

"Um pequeno passo para um robô e um grande salto para um primata". Foi assim que o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis resumiu para o jornal americano "The New York Times" a pesquisa em que conseguiu fazer uma macaquinha nos Estados Unidos mover um robô do outro lado do mundo, no Japão, apenas com a força do pensamento.

O feito de Nicolelis traz esperança de uma revolução na área de próteses para amputados. E se conseguir isso foi complicado, o princípio da coisa é fácil de entender. Ninguém pensa antes de fazer coisas como andar, pular ou pegar um objeto. Quando você pegar o mouse para ler a continuação deste texto mais para baixo, não vai pensar "eu quero esticar o braço, pegar o mouse, movimentar meu dedo e apertar o botão". O ato é tão automático quanto o pensamento. Você nem pensou e já fez.

É essa naturalidade que o brasileiro tenta repetir com as próteses. A idéia é que quem precise usar um braço ou uma perna artificial não tenha que "aprender": pense em andar e ande.

Brasileiro faz macaca mover robô usando apenas o pensamento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir