Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Oposição no Quênia consegue presidência do parlamento
O candidato do opositor Movimento Democrático Laranja (ODM) foi eleito para a presidência do parlamento do Quênia
Oposição no Quênia consegue presidência do parlamento
Foto: AP

NAIROBI, 15 Jan 2008 (AFP) - A oposição queniana alcançou nesta terça-feira a presidência do parlamento, uma vitória simbólica para seus partidários depois das manifestações contra as irregularidades da reeleição do presidente Mwai Kibaki no pleito do final de dezembro.

Do ponto de vista diplomático, o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, se viu obrigado a adiar por alguns dias sua mediação na crise política do Quênia devido a uma forte gripe, anunciou a organização nesta terça-feira em Genebra.

Annan "lamenta muito este atraso, continua em contato com o grupo de personalidades africanas encarregadas de mediar a crise e viajará à capital queniana o quanto antes", segundo um comunicado de seu gabinete.

O candidato do opositor Movimento Democrático Laranja (ODM) foi eleito para a presidência do parlamento do Quênia, ao superar por uma pequena margem a do situacionista Partido da Unidade Nacional (PNU).

Kenneth Marende, apoiado pelo ODM do líder opositor Raila Odinga, conseguiu 105 votos na sessão de abertura do parlamento depois das eleições de 27 de dezembro, enquanto que o candidato apoiado pelo presidente Mwai Kibaki, na coalizão liderada pelo PNU, Francis Ole Kaparo, obteve 101 votos.

O anúncio do resultado foi recebido com aclamação pelos deputados do partido de Odinga, cuja derrota nas presidenciais e as denúncias de manipulação das eleições provocaram atos de violência político-étnica que causaram mais de 700 mortos e 255.000 desabrigados.

A vitória da oposição foi possível porque nas últimas eleições legislativas, que coincidiram com as presidenciais, o ODM saiu vencedor ao alcançar 99 assentos.

Oposição no Quênia consegue presidência do parlamento.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir