Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Bush chega a Sharm el-Sheikh, última escala de sua viagem
George W. Bush acena do Air Force One antes de embarcar da Arábia Saudita para o Egito
Bush chega a Sharm el-Sheikh, última escala de sua viagem
Foto: AP

Sharm el-Sheikh (Egito), 16 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou hoje a Sharm el-Sheikh, cidade egípcia na Península do Sinai na qual encerrará sua viagem pelo Oriente Médio.

Bush discutirá com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, o processo de paz entre israelenses e palestinos. A visita durará menos de três horas.

Trata-se de uma visita obrigatória do presidente americano a seu principal aliado árabe. O Egito foi o primeiro país da região a reconhecer o Estado de Israel, em 1977. A Jordânia seguiu o exemplo em 1994, mas nenhum outro país árabe fez o mesmo.

Bush pediu aos países árabes que "estendam a mão" a Israel, como forma de dar força às conversas de paz na Terra Santa, que o presidente quer que resultem em fronteiras "reconhecidas internacionalmente".

A secretária de Estado, Condoleezza Rice, repetiu a solicitação na terça-feira, em entrevista coletiva em Riad junto com o ministro de Exteriores da Arábia Saudita, Saud al-Faiçal, mas teve pouca receptividade.

"Não sei que aproximação podemos fazer a respeito dos israelenses", afirmou Al-Faiçal, após lembrar o plano promovido pela Arábia Saudita para reconhecer Israel em troca da criação de um Estado palestino na Cisjordânia e em Gaza dentro das fronteiras anteriores à guerra de 1967 e do direito dos refugiados palestinos a voltar a sua terra natal.

Israel rejeitou essa iniciativa.

Mubarak e Bush provavelmente também abordarão a tensão com o Irã.

A viagem do presidente americano começou no dia 9, com sua chegada ao aeroporto Ben Gurion, de Tel Aviv.

Bush já esteve em Sharm el-Sheikh em 2003, para participar de uma reunião com líderes árabes e palestinos sobre as negociações com os israelenses.

Seu antecessor, Bill Clinton, viajou para essa localidade duas vezes, também para cúpulas sobre o processo de paz.

Bush chega a Sharm el-Sheikh, última escala de sua viagem pelo Oriente Médio.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir