Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Lula confirma Lobão para Minas e Energia
Senador foi nome escolhido pelo PMDB para ocupar ministério
Lula confirma Lobão para Minas e Energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (16) a indicação do senador Edson Lobão para o Ministério de Minas e Energia.

A primeira reunião entre Lobão e Lula, marcada para às 18hs, foi cancelada. O senador foi recebido no Palácio do Planalto apenas pelo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. A reunião fora adiada, segundo assessores da Presidência, porque Lula chegou atrasado da viagem à Cuba, estaria cansado e por isso preferiu remarcar o encontro.

Porém, às 19h15, Lobão retornou ao Palácio do Planalto, e foi recebido pelo presidente Lula, que confirmou sua nomeação para o Ministério de Minas e Energia.

Resistência
Indicado por unanimidade pelo PMDB para a vaga, Lobão sofria restrições da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que preferia um nome com perfil técnico. Apesar do risco de uma crise no fornecimento de energia elétrica nos próximos meses, o presidente Lula optou por manter o compromisso com PMDB e indicar um político sem conhecimento do setor de energia.

Lobão substituirá o ministro interino Nelson Hubner, que assumiu o comando da pasta em maio de 2007 no lugar de Silas Rondeau, que foi acusado de suposta participação em um esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal durante a Operação Navalha.

Suplente
O filho e suplente do senador Edison Lobão, Edison Lobão Filho (DEM-MA), sofre acusações de irregularidades. Ele é investigado pelo Ministério Público do Maranhão por suposta participação, como sócio oculto, da distribuidora de bebidas Itumar, empresa que comandaria uma rede de sonegação de impostos no Maranhão. A Itumar, segundo a Promotoria, sonegou R$ 42 milhões desde 2000.

Lobão Filho também é suspeito de ter ligações com um esquema que fez desaparecer mais de 50 mil notas fiscais de 205 empresas entre 1993 e 1999 dos computadores da Companhia de Processamento de Dados do Maranhão. Uma das empresas beneficiadas com o esquema teria sido justamente a Itumar.

Confirmado o nome de Edson Lobão para o ministério, Lobão Filho assumirá a vaga no Senado tendo que dar explicações ao seu próprio partido e também a parlamentares da oposição.

Lula confirma Lobão para Minas e Energia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir