Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Cloverfield
Produzido por J.J. Abrams, criador de Lost, terror estr�ia no Brasil em fevereiro
Cloverfield
Foto: Reprodu��o

O que � "Cloverfield"? Esta � a pergunta que muitos f�s de filmes de terror t�m feito nos �ltimos meses, depois que o trailer do longa-metragem chegou � internet. Os americanos v�o poder matar a curiosidade na pr�xima sexta-feira (18), quando o longa chega aos cinemas de l�.

Com elenco totalmente desconhecido, as imagens d�o a impress�o de serem um v�deo caseiro encontrado ap�s uma cat�strofe, estrat�gia parecida com a de "A bruxa de Blair", de 1999.

Mas o filme n�o tem nada de caseiro. Produzido por J.J. Abrams, criador da s�rie "Lost", dirigido por Matt Reeves, produtor do seriado "Felicity", e escrito por Drew Goddard, roteirista de "Alias" e "Lost", "Cloverfield" � uma esp�cie de superprodu��o de baixo or�amento.

A filmagem foi toda feita com pequenas c�meras digitais, o que barateou a produ��o em dezenas de milh�es de d�lares, mas os efeitos visuais utilizados prometem inaugurar uma nova era nesse campo.

Mist�rio e realismo
O trailer come�a num apartamento em Nova York, onde est� acontecendo uma animada festa de despedida. De repente, a balada � interrompida por um desastre: a cidade est� sendo invadida por um monstro de fogo, sim, um monstro de fogo que ningu�m sabe direito o que �. S� sabe que ele � gigante e est� enfurecido.

Na confus�o, o ex�rcito ataca, mas o monstro � imune �s armas. Os cientistas tentam descobrir de onde ele veio, em v�o. O presidente dos Estados Unidos tenta negociar, mas � ignorado. Nada disso det�m a criatura mist�riosa, afinal, o filme n�o � sobre o ex�rcito, os cientistas nem o presidente americano, � sobre pessoas comuns que, apavoradas, correm pelas ruas aos berros.

A c�mera tremida garante um alto grau de realismo e promete fazer o p�blico se sentir na pele dessas pessoas. E, aos poucos, os espectadores conhecem a hist�ria de cada um deles, o que torna a cat�strofe ainda mais dram�tica.

Rodado com pouqu�ssimos cortes, "Cloverfield" parece ser feito sem roteiro, sem edi��o e sem ensaios, de forma que a plat�ia at� esquece de que est� assistindo a um filme. O objetivo � fazer o espectador mergulhar naquela situa��o, como se ela fosse realidade, e ent�o surpreend�-lo com imagens em que os olhos n�o podem crer.

O p�blico s� vai descobrir o que � "Cloverfield" e quem � o tal monstro a partir do dia 8 de fevereiro, quando a produ��o estr�ia no Brasil. Mas, ao que parece, vale a pena esperar.

'Cloverfield' coloca p�blico cara a cara com monstro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir