Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2008

Esperança para muitas grávidas
Um medicamento, que começa a ser desenvolvido em São Paulo, a partir do veneno da jararaca, pode combater a eclâmpsia, a pressão alta durante a gravidez.
Esperança para muitas grávidas

Um medicamento, que começa a ser desenvolvido em São Paulo, a partir do veneno da jararaca, é a nova aposta da ciência para combater a eclâmpsia, a pressão alta durante a gravidez. O problema atinge 10% das gestantes no Brasil e é responsável por 30% das mortes.

Na maternidade, Márcia ainda não pôde amamentar o filho, internado em estado grave na UTI. O parto aconteceu aos seis meses de gestação porque ela teve eclâmpsia, a pressão alta na gravidez. Os vasos e artérias ficam mais estreitos dificultando a circulação do sangue, o que coloca em risco a vida da mãe e do bebê.

"Há retardo de crescimento e provoca principalmente o parto prematuro. O nascimento prematuro dessa criança", explica a médica Sandra Sestokas.

Mas no Instituto Butantã está nascendo uma nova droga que poderá diminuir os perigos da hipertensão na gravidez, e o segredo está no veneno da jararaca.

Quando a cobra ataca, o veneno faz a pressão da vítima cair rapidamente. É assim que ela evita que a presa escape. Estudando esse poder do veneno, os pesquisadores do Butantã descobriram uma molécula que age com eficiência exatamente onde as grávidas mais precisam.

"Essa molécula consegue agir diretamente sobre tecidos específicos da gravidez, como placenta e o cordão umbilical, diferentemente das outras drogas, além de agir também nas artérias das mães promovendo, então, uma dilatação, um relaxamento dos vasos sangüíneos", esclarece o pesquisador Juliano Guerreiro.

Os estudos só foram feitos em ratos, mas os pesquisadores acreditam que em até seis anos a droga descoberta no Brasil possa tratar mulheres e salvar vidas no mundo todo.

Esperança para muitas grávidas .

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir