Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Águas-vivas chamam a atenção de banhistas em Cabo Frio
Crianças se arriscam e brincam na areia com as águas-vivas.
Águas-vivas chamam a atenção de banhistas em Cabo Frio

As águas-vivas estão chamando a atenção de banhistas que passam o verão em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Várias delas podem ser vistas pelas areias das praias do balneário.

"Nunca vi tanta água-viva assim. Não desse jeito", disse a engenheira química Elizabeth Silva.

E, enquanto os adultos tentam se afastar do mar para evitar queimaduras, as crianças se arriscam e brincam com as águas-vivas, caçando-as pelas areias. "Umas são maiores, outras são pequenas. A gente está tentando pegá-las", disse uma criança no balneárioDe acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, este tipo de água-viva , da espécie conhecida popularmente como guarda-chuva, vive no fundo do mar, mas no verão elas emergem para se reproduzir.

Por ser transparente, a água-viva fica praticamente invisível no mar. Por isso, o banhista tem que ficar atento na hora de mergulhar para não se queimar. No entanto, segundo o biólogo, esta espécie é menos agressiva do que a encontrada em São Paulo, que feriu diversos banhistas neste verão.

O biólogo ressalta que as pessoas que se queimarem com água-viva devem lavar a queimadura com água salgada ou vinagre. Água doce pode piorar o ferimento. Também é importante procurar um médico para avaliar a gravidade da queimadura.

Águas-vivas chamam a atenção de banhistas em Cabo Frio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir