Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 17-01-2008

Na volta, Lusa derruba o Peixe
Bicampe�o n�o � p�reo para o time rubro-verde, que mostra for�a na volta � elite
Na volta, Lusa derruba o Peixe
Foto: Reprodu��o

A Portuguesa est� de volta em grande estilo. Rec�m-promovida � elite do futebol paulista, a Lusa n�o tomou conhecimento do Santos, atual bicampe�o estadual, e venceu por 2 a 0, nesta quarta-feira � noite, no Morumbi, pelo Paulist�o 2008.

O jogo mostrou que o ano vai ser duro para o t�cnico santista Emerson Le�o, que ter� muito trabalho para dar padr�o de jogo ao time que vai disputar a Ta�a libertadores. Por outro lado, � um in�cio promissor para a Portuguesa, que busca se manter na elite e conta com um time, apesar de novo, com bons jogadores, como Diogo, Preto e o veterano Christian, autor do primeiro gol (assista no v�deo).

Lusa fatal
Os dois times entraram em campo com propostas bem distintas. O t�cnico Emerson Le�o optou por escalar tr�s atacantes, tentando encurralar a Portuguesa. No entanto, o tiro saiu pela culatra e essa forma��o abriu um buraco no meio-de-campo do Peixe. Marcinho Guerreiro e Adriano atuaram muito recuados e Tabata ficou sozinho para armar o time.

J� a Lusa, com o meio-de-campo mais povoado e marcando melhor, dominou as a��es desde o in�cio da partida, encurralando o advers�rio. Tanto � que, aos 13, saiu na frente, com Christian, subindo livre para cabecear. A nova defesa do Peixe, formada por Evaldo e Bet�o, ficou s� olhando.

Ap�s o gol, o Santos tentou sair para o jogo, mais na base da empolga��o e dependendo demais das enfiadas de Kl�ber. At� conseguiu criar chances, como num chute de Filipi, aos 27, mas o goleiro Andr� Lu�s defendeu.

A situa��o do Santos se complicou aos 34. Kl�ber, �nico jogador com qualidade suficiente para armar jogadas, sentiu a coxa esquerda e deixou o gramado. A Lusa, por�m, n�o se aproveitou disso para tentar marcar o segundo. Ao contr�rio, recuou e ficou vendo o Santos atacar. Apesar de demonstrar alguma melhora no fim do primeiro tempo e de criar chances, o Alvinegro n�o conseguiu concluir com corre��o. Quando acertou o alvo, o goleiro Andr� Lu�s esteve sempre bem colocado.

Peixe morre na praia
A Lusa voltou para o segundo tempo ainda mais recuada. O time desistiu de atacar e passou a apenas a marcar o Santos. O Peixe, por sua vez, teve bola e campo para jogar, mas faltou qualidade t�cnica.

Os jogadores alvinegros tentavam armar jogadas, mas cometiam erros prim�rios, principalmente de passe. V�tor J�nior, que entrou no lugar de Tabata no intervalo, mostrou mais velocidade, mas s� isso. Na hora de soltar a bola, vacilou demais.

O Santos s� conseguiu demonstrar um lampejo de t�cnica aos 24, quando Kl�ber Pereira recebeu na marca do p�nalti, ajeitou e tentou de bicicleta. A bola passou � direita do gol da Lusa.

Como o advers�rio, apesar de dominar, n�o oferecia perigo, a Lusa foi para cima e chegou ao segundo gol. Aos 38, Patr�cio cruzou na �rea. Bruno cabeceou no travess�o. Na sobra, Marcelo Faria completou de cabe�a.

Com a derrota, a torcida santista mostrou que n�o ter� paci�ncia. Entoou gritos de guerra pedindo refor�os e criticando o presidente Marcelo Teixeira:

- Marcelo Teixeira, com esse time voc� est� de brincadeira!

Na volta, Lusa derruba o Peixe.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir