Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Estudo desenvolve lente de contato que acessa web
Cientistas da Universidade de Washington est�o pesquisando lentes de contato eletr�nicas.
Estudo desenvolve lente de contato que acessa web
Foto: http://tecnologia.terra.com.br/

Cientistas da Universidade de Washington est�o pesquisando lentes de contato eletr�nicas que poder�o, um dia, ser utilizadas para mostrar informa��es no campo de vis�o do usu�rio como informa��es a motoristas, serem aplicadas a videogames ou navegar na Internet, por exemplo.

Segundo o site TG Daily, os primeiros prot�tipos j� est�o em testes em coelhos por curtos per�odos de tempo (de at� 20 minutos) sem qualquer efeito negativo.

A pesquisa conta com o apoio da National Science Foundation e j� foi divulgada em uma confer�ncia de engenharia eletr�nica. O invento � composto de camadas muito finas de pl�stico e componentes eletr�nicos com espessura de alguns nan�metros.

O an�ncio oficial do invento, que mostra fotos da lente na m�o de um cientista ou nos olhos de um coelho no laborat�rio, cita como exemplos b�sicos do que seria poss�vel os personagens Exterminador do Futuro e A Mulher Bi�nica.

"Olhando pelas lentes completas, voc� veria o que o display est� gerando sobreposto � imagem do mundo exterior", explicou Babak Parviz, professor assistente de engenharia el�trica.

As possibilidades de aplica��o para o invento s�o in�meras, desde informa��es para motoristas e pilotos, que poderiam ter um veloc�metro e outros mostradores em seus olhos, at� a aplica��o para imers�o em videogames e mundos virtuais ou mesmo a navega��o na Internet, por exemplo.

Mas a lente n�o est� limitada a tais usos. "As pessoas podem encontrar todos os tipos de aplica��es para isto que ainda n�o pensamos a respeito. Nosso objetivo � mostrar a tecnologia b�sica, ter certeza que funciona e que � segura", explicou Parviz.

Atualmente as lentes possuem um circuito el�trico e LEDs vermelhos, por�m ela ainda n�o se ilumina. Por serem lentes de contato, sua aplica��o e remo��o � extremamente simples e, embora n�o corrijam problemas de vis�o, a tecnologia poderia ser implementada tamb�m em lentes utilizadas para este fim.

A vers�o final da lente ainda demorar� a chegar ao mercado, mas uma vers�o b�sica, que mostra alguns pixels de informa��o, est� pr�xima de ser lan�ada.

Estudo desenvolve lente de contato que acessa web

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir