Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Plano de saúde terá de fazer exame de DNA a partir de abril
Procedimento pode revelar, por exemplo, doenças genéticas. Entretanto, cobertura vai incluir 10 exames, e deixar 1,2 mil de fora
Plano de saúde terá de fazer exame de DNA a partir de abril

O custo dos exames de DNA, que pode chegar a R$ 12 mil, distancia a maioria dos brasileiros deste tipo de procedimento. Entretanto, a partir de abril os planos de saúde terão de oferecer este tipo de exame, que podem revelar doenças géneticas, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS).

Entretanto, a obrigatoriedade dos planos de saúde se restringe a dez tipos de exame de DNA. Os demais dependerão de análise caso a caso - como o teste que pode revelar a fibrose cística, doença que afeta o pulmão.

Exigências
Além da fibrose cística, outras 1,2 mil doenças genéticas só poderão ser identificadas depois que outras possiblidades de diagnóstico forem esgotadas. Além disso, os testes terão que ser solicitados por um geneticista.

Segundo a sociedade de medicina genética, no Brasil, eles são poucos. São 110 especialistas em todo o país, sendo apenas sete no Centro-Oeste, oito no Nordeste e 95 concentrados nas regiões Sudeste e Sul.

A Associação Médica Brasileira (AMB) também é contra as exigências. O entendimento é que isso vai fazer com que as doenças sejam diagnosticadas tardiamente, fazendo o tratamento mais complexo e mais caro para o sistema de saúde.

Precauções
A ANS divulgou uma nota que afirma que nenhuma doença genética ficou de fora do novo rol de procedimentos. E que as precauções são necessárias para evitar que um exame de análise de DNA tenha uma utilização inadequada.

Quanto ao número de geneticistas no país, a ANS afirma que é semelhante ao de diversas outras especialidades médicas.

Plano de saúde terá de fazer exame de DNA a partir de abril.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir