Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-01-2008

Tom Maior promete desfile luxuoso sobre a economia paulista
Carnavalesco diz que n�o vai economizar em plumas, brilhos e brocados. Escola ser� a quinta a desfilar no dia 1º de fevereiro
Tom Maior promete desfile luxuoso sobre a economia paulista
Foto:Isabela Noronha/G1

Da cana-de-a��car ao estabelecimento de S�o Paulo como centro financeiro do pa�s, passando pela corrida ao ouro, o ciclo do caf� e a industrializa��o. A hist�ria do crescimento da economia paulista ser� tema do desfile da escola de samba Tom Maior, a quinta agremia��o a desfilar no dia 1� de fevereiro no samb�dromo do Anhembi.

Com cinco carros aleg�ricos, 21 alas e 3.500 componentes, a Tom Maior quer contar como o estado se transformou na vanguarda da economia brasileira com um desfile luxuoso, que remete � grandeza do sistema financeiro paulista.

"O enredo fala em economia, mas n�o vamos economizar em nada. Vai ter muita pluma, muito brilho, brocado e espelhos", afirma o carnavalesco Marco Aur�lio Ruffinn
A eterna rainha da bateria da escola, Andr�ia Gomes, de 35 anos, confirma as palavras de Ruffinn. Sem querer contar como ser� sua fantasia, ela apenas diz que a escola "procura manter roupas sensuais, por�m discretas." Uma boa not�cia para os marmanjos que esperam poder admirar no Anhembi seus 92 cm de busto, 70 cm de cintura, 90 cm de quadril e 60 kg, distribu�dos por 1,65 m.

Casada h� dois anos, ela garante que o marido n�o sente ci�mes. "Ele � diretor de bateria, ent�o, est� tudo em casa", diz. "Um respeita o espa�o do outro", completa.

Did�tica e ir�nica
Segundo Ruffin, a Tom Maior tem a preocupa��o tamb�m de fazer uma apresenta��o did�tica para todos poderem compreender. Al�m disso, a escola ter� uma pitada de ironia, garante o carnavalesco.

A comiss�o de frente trar� 15 pessoas vestidas de vision�rios. Com uma fantasia futurista, cheia de globos oculares, que v�o simbolizar o "olhar adiante" dos paulistas e tamb�m a gan�ncia. "Quis dar uma dupla interpreta��o, uma alfinetada, porque eles [classe empresarial] querem tudo s� para eles", critica Ruffinn.

O abre-alas vai mostrar a cultura da cana-de-a��car e o trabalho escravo do �ndio na �poca da coloniza��o da regi�o que viria mais tarde a se tornar o estado de S�o Paulo. A riqueza dos senhores de engenho tamb�m ser� tema da fantasia do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.

O segundo carro aleg�rico vai falar sobre as expedi��es bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas no interior do estado, que na �poca englobava a �rea de Minas Gerais. S� no s�culo 18, a �rea das minas foi desmembrada e passou a ser um outro estado.

Depois de percorrer o interior do pa�s em busca da riqueza do ouro, os paulistas concentraram suas atividades na cultura do caf�, o que fez com que o estado tivesse uma posi��o de destaque no cen�rio econ�mico do pa�s. � da riqueza do ciclo do caf� e do in�cio da industrializa��o que vai falar o terceiro carro aleg�rico a entrar na avenida. "Misturamos as duas coisas porque foi o dinheiro do caf� que montou as ind�strias", explica o carnavalesco.

Repleto de legumes, verduras e animais, o quarto carro aleg�rico vai falar da agropecu�ria no interior do estado. Para fechar o desfile, o quinto carro ter� como tema o poder financeiro de S�o Paulo. "Colocamos um grande drag�o, representado a infla��o, domado em meio aos pr�dios da cidade", conta o carnavalesco.

Quarto ano desfilando no grupo especial, a Tom Maior busca seu primeiro t�tulo . "O objetivo � ser campe� sempre. Ano passado ganhamos diversos pr�mios e agora queremos o t�tulo", diz Ruffinn, que faz seu terceiro carnaval na escola.

Tom Maior promete desfile luxuoso sobre a economia paulista.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir