Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2008

SP tem curso anti-seqüestro de aeronaves
"O Brasil pode não ter terrorista, mas ninguém está livre de um maluco", diz coordenadora
SP tem curso anti-seqüestro de aeronaves
Foto: Patrícia Araújo/G1

"O Brasil pode não ter terrorista, mas ninguém está livre de um maluco." Foi com essa frase que a coordenadora de cursos do Centro Educacional de Aviação do Brasil (Ceab), Mércia Gagliardo, justificou a criação de um curso anti-seqüestros de aeronaves do país, que começou nesta sexta-feira (18) na Zona Oeste de São Paulo. Segundo ela, o curso é inédito.

Segundo Mércia, a idéia do curso surgiu quando jornalistas pediram autorização da direção do Ceab para utilizar um simulador de aeronave. "Eles vieram fazer uma reportagem com um ex-comissário de uma grande companhia aérea que morou três anos em Israel e falou sobre técnicas anti-seqüestro em aviões", conta. Ao assistir a gravação, os diretores ficaram interessados no assunto e, após algumas conversas com o ex-comissário, decidiram montar o curso.

"Precisamos nos adequar à nova realidade do mundo", diz. A coordenadora adianta, porém, que o objetivo do curso não é formar super-heróis. "O intuito não é formar comissário herói. Queremos que os profissionais saibam liderar numa situação de risco. Eles precisam saber diferenciar, por exemplo, um passageiro hostil de um passageiro com medo, porque em alguns casos eles podem ter as mesmas reações agressivas."

Deficiência de mercado
O ex-comissário de bordo e instrutor do curso, Daniel David Horsky, de 30 anos, conta que foi a deficiência no mercado que motivou a idealizar o curso. "No Brasil já teve caso de gente que tentou seqüestrar aeronave. Vários. As empresas abafam e a população não fica sabendo. Mas ninguém está livre do ataque de um lunático", afirma.

Horsky conta que foi comissário de bordo no Brasil por quase dois anos, logo após os atentados de 11 de setembro de 2001. Ele notou que a aviação brasileira não estava nem um pouco preparada para qualquer tipo de ataque terrorista e decidiu se especializar nesse tipo de defesa. Por ter dupla nacionaonalidade, ele foi para Israel e aprendeu algumas técnicas junto ao exército daquele país.

Na volta para o Brasil, trocou experiências com policiais e desenvolveu o curso. "O curso foi criado para a realidade do Brasil", disse.

Diferencial
Para os cerca de 30 alunos da turma noturna, uma das grandes motivações para fazer o curso é o diferencial que ele pode representar no currículo. "Fiquei interessada logo quando soube. Acho que esse curso é fundamental na situação que a gente vive hoje. Principalmente para quem quer trabalhar fora do Brasil", afirma a estudante Mayra Frati, de 19 anos, comissária de bordo formada.

Wellington Steffen, de 24 anos, outro aluno, concorda e acredita que o curso seja uma boa especialização para quem quer seguir carreira na área de segurança de vôo. "Vou trabalhar com segurança de vôo. O curso ensina técnicas que a gente realmente precisa conhecer", disse.

Dinâmica do curso
Para combater as situações desse tipo de risco, de acordo com Mércia, serão ensinadas várias técnicas, inclusive de imobilização. Entre as disciplinas que serão ensinadas estão: análise de pontos fracos em segurança, medidas e atitudes contra seqüestros, linguagem do corpo, interpretação e identificação de suspeitos e estudo e análise de ocorrências no Brasil e no mundo. Tudo ilustrado com vídeos e fotos.

O curso de extensão tem carga horária de 12 horas, distribuídas em quatro aulas ministradas sempre às sextas-feiras em duas turmas, uma com aulas das 9h às 12h e outra com turno das 19h30 às 22h30. O público-alvo são pilotos, comissários de bordo, funcionários de check in e estudantes. Mas as aulas também são abertas a outros profissionais que trabalham em contato direto com a população, como funcionários de lojas e agências bancárias.

De acordo com Mércia, a procura foi tão grande que todas as 60 vagas das turmas que começaram nesta sexta já foram preenchidas. A expectativa é que, tão logo termine o período deste curso, uma nova turma seja aberta.

Serviço:
Centro Educacional de Aviação do Brasil (Ceab)
www.ceabbrasil.com.br
Tel: (11) 3081.4949
Valor do curso: R$ 150
Vagas esgotadas. Consultar centro para reservas.

SP tem curso anti-seqüestro de aeronaves.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir