Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2008

Brasil comemora neste domingo o Dia Nacional do Fusca
Em 20 de janeiro � comemorado no Brasil o Dia Nacional do Fusca
Brasil comemora neste domingo o Dia Nacional do Fusca
Foto: Reprodu��o

Em 20 de janeiro � comemorado no Brasil o Dia Nacional do Fusca. O carro foi lan�ado oficialmente em 1935, na Alemanha, com o nome de "Volkswagen", que em alem�o significa "carro do Povo".

Com pouco mais de 70 anos, o modelo � o mais vendido no mundo, com mais de 21 milh�es de unidades comercializadas.

O projeto do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, ainda antes da guerra. O ditador alem�o queria um carro pr�tico, de f�cil manuten��o e que durasse bastante.

Equipado com motor refrigerado a ar, sistema el�trico de seis volts e c�mbio seco de quatro marchas, o Fusca foi uma revolu��o para uma �poca em que os autom�veis n�o possu�am mais do que tr�s marchas.

Produ��o no Brasil

O primeiro Volkswagen no pa�s foi fabricado em janeiro de 1959. Desde ent�o, foram vendidos no Brasil mais de 3 milh�es de unidades. O carro parou de ser produzido em terras brasileiras em 1986.

No entanto, em 1993, o ex-presidente Itamar Franco, com a id�ia de lan�ar um carro popular, incentivou o relan�amento do Fusca. Foram vendidas mais de 40 mil unidades at� julho de 1996, quando saiu novamente de produ��o.

Para substituir o novo Fusca foi lan�ado o New Beetle. O modelo foi a alternativa que a Volkswagen encontrou para oferecer uma vers�o do fusca que pudesse contemplar todos os avan�os tecnol�gicos da ind�stria automobil�stica.

Encontro de Fuscas
Em homenagem ao Dia Nacional do Fusca ser� promovido neste domingo (20) o Encontro de Fuscas. Ser�o expostos mais de 500 autom�veis. Entre os modelos do encontro, haver� ve�culos customizados, tradicionais e ainda carros com origem inspirada no velho fusca, como Kombi, Variant, Bras�lia e Karmann-Ghia.

Outra raridade que estar� no evento � o Fusca anf�bio, ou ent�o Schwimmwagen. O ve�culo foi criado na Alemanha nazista para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial.

O encontro ser� no estacionamento do shopping Metr�pole (pra�a Samuel Sabatini, 200, S�o Bernardo do Campo, tel. 11/6842-9900). Para participar os expositores devem levar 2 kg de alimentos n�o perec�veis. O evento ocorre entre 9h e 14h.

Brasil comemora neste domingo o Dia Nacional do Fusca.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir