Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-01-2008

Hillary vence em Nevada, mas Obama leva mais delegados
Apesar da vit�ria de Hillary, com 51%, Obama ganhou em regi�es de maior peso
Hillary vence em Nevada, mas Obama leva mais delegados
Foto: Rick Wilking / Reuters

A senadora democrata e ex-primeira-dama Hillary Clinton venceu a vota��o da pr�via presidencial do caucus do estado de Nevada, mas seu principal concorrente � candidatura do partido, Barack Obama, tamb�m saiu vitorioso da disputa, segundo o New York Times.

Apesar de Hillary ter recebido mais votos, 51% do total, e ter sido declarada a vencedora, a f�rmula da pr�via do estado favoreceu Obama, que mesmo sendo derrotado, com 45% dos votos, saiu da disputa levando mais delegados para a conven��o em que vai ser nomeado o candidato democrata � Presid�ncia.

Isso porque, a exemplo do que aconteceu na elei��o de George W. Bush nas elei��es de 2000, Nevada d� valor diferente a cada parte do estado, e Obama venceu nas regi�es que indicavam mais delegados.

Na distribui��o total, a campanha de Obama sai de Nevada com 13 delegados, um a mais de que os 12 que v�o � conven��o apoiar Hillary. No total at� o momento, Obama aparece na frente de Hillary no n�mero total de delegados. O senador j� tem 38, contra 36 da ex-primeira-dama.

O terceiro pr�-candidato democrata nessa disputa, John Edwards, voltou a ficar em terceiro lugar, apesar de sua campanha ter concentrado muito esfor�o em Nevada. Edwards j� conseguiu 18 delegados e ainda espera conseguir refor�ar sua tentativa de disputar a elei��o na prim�ria democrata da Carolina do Sul, estado onde ele nasceu e que j� indicou o senador John McCain entre os republicanos. A disputa democrata, entretanto, se foca cada vez mais nos dois vencedores at� o momento.

Mesmo com menos delegados, a campanha de Hillary Clinton considera a vit�ria em Nevada muito importante, especialmente por ela ter recebido muito apoio das mulheres e dos descendentes de imigrantes latinos, dois grupos que podem refor�ar sua pr�-candidatura na disputa da "Super Ter�a", 5 de fevereiro, quando 22 estados definem seus pr�-candidatos.

O caucus democrata de Nevada atraiu dez vezes a quantidade de eleitores da pr�via realizada em 2004. Cerca de 116 mil eleitores compareceram para ajudar a escolher o candidato a presidente do partido Democrata.

Resultados
A senadora democrata por Nova York, Hillary Clinton, e o ex-governador republicano do Massachusetts Mitt Romney venceram os caucus de seus partidos no estado de Nevada.

Segundo os n�meros oficiais, a ex-primeira-dama recebeu 51% dos votos entre os democratas, contra 45% de Barack Obama e apenas 4% de John Edwards..

J� entre os republicanos, Romney obteve 51% da prefer�ncia dos eleitores do estado, enquanto o congressista Ron Paul chegou em segundo lugar, com 14%, apenas um ponto a mais de que o senador pelo Arizona, John McCain, que 13% dos votos, e que venceu a prim�ria no estado da Carolina do Sul.

Rumo � Casa Branca

Esta � a segunda grande vit�ria de Romney, que j� havia vencido, em 15 de janeiro, as prim�rias de seu partido em Michigan, seu estado natal.

At� o momento, a prefer�ncia dos republicanos est� fragmentada, uma vez que o caucus de Iowa foi vencido pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, enquanto em New Hampshire e na Carolina do Sul o senador John McCain levou a melhor.

O ex-governador de Massachusetts, que pode se tornar o primeiro presidente m�rmon da hist�ria dos EUA, parece agora dar um passo � frente em rela��o aos demais pr�-candidatos republicanos � Casa Branca, confirmando o que haviam antecipado as pesquisas.

A disputa interna dos republicanos ainda inclui o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, que costumava aparecer como favorito � nomea��o do partido para a elei��o, mas n�o venceu nenhuma das pr�vias realizadas at� o momento.

J� no lado democrata, as enquetes prev�em uma disputa acirrada entre Hillary e Obama, com uma ligeira vantagem para a senadora.

Esta � o terceiro triunfo da ex-primeira-dama, que antes havia vencido as prim�rias de New Hampshire e Michigan, esta �ltima de pouco valor, uma vez que a dire��o nacional do partido retaliou o estado por ter antecipado sua pr�via, reduzindo a zero o seu n�mero de delegados. Obama, por sua parte, venceu o caucus de Iowa.

Hillary vence em Nevada, mas Obama leva mais delegados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir