Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2008

Ex-refém das Farc é recebida como heroína em cidade natal
A ex-congressita Consuelo González retornou a Pitalito, no sul da Colômbia
Ex-refém das Farc é recebida como heroína em cidade natal
Foto: Gerardo Villegas/AFP

A ex-congressista colombiana Consuelo González, libertada pela guerrilha das Farc há uma semana, retornou na sexta-feira (18) a Pitalito, sua cidade natal no sul do país, onde foi recebida por milhares de pessoas que celebraram o fim dos seis anos de seqüestro.

González, de 57 anos, foi recebida no aeroporto pela mãe, Inés Claros, e por centenas de habitantes da cidade, que decretou dia cívico pelo acontecimento.

"Estou feliz de estar com ela novamente, queria viver este momento", declarou a ex-deputada, em meio aos abraços de familiares e amigos.

Ela também foi recepcionada pelos pais dos capitães do Exército Arbey Delgado e Juan Carlos Bermeo, que continuam em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que pretende trocá-los, ao lado de outros 40 reféns, por 500 de seus prisioneiros.

Escoltada por dezenas de carros e motocicletas, Consuelo desfilou pelas ruas do município em um caminhão dos bombeiros. Em seguida assistiu uma missa.

Consuelo González foi libertada em 10 de janeiro, ao lado da ex-candidata à vice-presidência Clara Rojas.

A ex-congressista havia sido seqüestrada no dia 10 de setembro de 2001, quando viajava entre Pitalito e Neiva (325 km ao sul de Bogotá).

Ex-refém das Farc é recebida como heroína em cidade natal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir