Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2008

Farc abandonaram rumo político original. Confira detalhes!
Jesus Izquierdo entrevistou 78 ex-guerrilheiros das Farc
Farc abandonaram rumo político original. Confira detalhes!
Foto: AFP

Surgidas como um movimento de resistência popular, inspirado no que aconteceu durante a Revolução Cubana, a busca pelo poder pela luta armada fez com que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia perdessem seu rumo político. Segundo a avaliação do pesquisador colombiano Jesus Izquierdo, esse processo fez com que as Farc se tornassem apenas uma organização terrorista patrocinada pelo narcotráfico.

Izquierdo vive há dez anos no Brasil e é autor do recém-lançado "Meninos não choram" A formação do habitus guerreiro das Farc-EP", resultado da sua pesquisa de doutorado sobre a forma como os camponeses se tornam guerrilheiros. Para o trabalho, entrevistou 78 ex-membros das Farc.

Pessimista, ele não acredita na "boa-vontade" da guerrilha no caso da libertação de duas reféns. Para ele, isso foi apenas uma troca de favores entre as Farc e seu atual "porta-voz" na comunidade internacional, o presidente venezuelano, Hugo Chávez. "Não podemos confiar nas Farc", disse, em entrevista ao G1.

G1 - Pode-se dizer que as Farc têm uma posição política respeitável, como defendeu o presidente venezuelano?
Jesus Izquierdo" As Farc passaram por um processo de metamorfose diante sua consolidação como grupo guerrilheiro. Elas nasceram como um grupo de resistência popular integrado essencialmente por camponeses. No decorrer do tempo, entretanto, estimulados pelo desejo de poder e acreditando que a luta armada era o caminho para isso, elas perderam o rumo político. Isso chegou a tal ponto que, para financiar a guerra, elas começaram a se envolver com grupos de narcotraficantes, e, depois da queda dos cartéis colombianos na década de 1990, as Farc monopolizaram o cultivo, a produção e o tráfico de cocaína na Colômbia.

Este envolvimento da guerrilha com diversos grupos que estão à margem da lei tirou o brilho e ideológico da guerrilha. Hoje, dentro do contexto social colombiano, as Farc são tidas como um grupo terrorista, e há uma rejeição popular enorme a elas. Foi esta rejeição que elegeu Álvaro Uribe, que fez sua campanha à Presidência com o discurso do combate armado às Farc. Hoje, a aprovação de Uribe é de 70%, mostrando essa rejeição às Farc. Essa rejeição é tão dominante que desde a década de 90 as Farc amplia seu quadro de guerrilheiros à força, obrigando jovens de áreas abandonadas pelo Estado a integrarem o grupo.

G1" Eles ainda acreditam que fazem uma luta política ou até eles mesmos se focam apenas na atividade de guerrilha?
Izquierdo" Em 1984, as Farc criaram a União Patriótica, um partido político que conseguiu algum espaço nacionalmente, mas que foi um projeto falido. Os líderes das Farc que estavam na luta armada tiraram o respaldo que dava ao partido, e se afastou da política. Este foi o único momento em que eles demonstraram que podiam ter uma participação política no país através dos espaços democráticos.

G1" Mas a defesa que o presidente Chávez faz, de querer dar status político às Farc, reflete uma aspiração do grupo, não?
Izquierdo" É possível. Há um jogo de interesses entre Chávez e as Farc. Chávez quer ter uma liderança na América Latina, enquadrar os países que têm proximidade histórica, como a Colômbia. Como Uribe se distancia do projeto bolivariano, Chávez parece querer "conquistar" politicamente a Colômbia através das Farc. O problema é que essa estratégia é mal vista pela comunidade internacional, e equivocada mesmo na Colômbia, já que ele tenta se aproximar junto a um setor bastante rejeitado pela população civil.

Para a guerrilha, a aliança é importante porque Chávez se torna a oportunidade de ter uma voz ouvida, reconhecida, aceita, na comunidade internacional. A própria libertação das duas reféns parece ter sido uma forma de as Farc recuperar a imagem de Chávez como o humanitário, o negociador que libertou elas. É uma troca de favores.

G1" Não houve "boa-vontade" dos guerrilheiros no episódio, então?
Izquierdo" Não foi uma ação espontânea. Foi uma reação forçada por uma situação difícil que a guerrilha estava ocupando diante da comunidade internacional, e principalmente do presidente Chávez, que liderou a primeira tentativa frustrada de libertação. Era importante para a guerrilha reforçar os laços com Chávez.

G1" Essa libertação não deve abrir um processo de longo prazo para libertar todos os reféns, então?
Izquierdo" Não se pode confiar nas Farc. Andrés Pastrana, o presidente colombiano antes de Uribe, negociou com as Farc e cedeu a tudo o que a guerrilha pediu. Eles pediram uma zona desmilitarizada, pediram cessar fogo, e o governo sempre cedeu, mas justamente quando iam assinar um acordo de paz, as Farc destruíram torres de energia, seqüestraram um senador e mataram uma dona-de-casa com um colar-bomba. Esses fatores mostraram que a guerrilha mentiu, que não é possível confiar nos guerrilheiro s. Agora, novamente, não podemos ter certeza da boa-vontade das Farc em dialogar. Não é a primeira vez que isso acontece.

G1" Que tipo de ameaça as Farc representam atualmente?
Izquierdo" As Farc desestabilizam a vida política da América Latina, através do narcotráfico, por exemplo. O grupo tem dezenas de pessoas seqüestradas, e recebe muito dinheiro através da venda de drogas. E isso fortalece o grupo militarmente.

G1" Pode-se comparar sua atuação à de outros grupos terroristas, como a al-Qaeda, por exemplo?
Izquierdo - O movimento das Farc é bastante diferente. A guerrilha colombiana tem uma ideologia, é a mais pura manifestação do socialismo. As ações militares das Farc têm uma conotação política, embora acabem afetando a população civil. Claro que a população se sente ameaçada, vê a corrida armamentista da guerrilha, mas não é nada como o terrorismo religioso.

G1" Qual o objetivo das Farc atualmente?
Izquierdo" A meta é que eles alegam é a conquista do poder para o povo. É um exército revolucionário que quer conquistar o poder, inspirado pela Revolução Cubana, e que começou usando estratégias semelhantes às que Fidel Castro liderou em Cuba. Eles acabaram se tornando um grupo puramente militarizado, de luta armada e terrorista, segundo eles mesmos, como o único caminho encontrado.

G1" De que forma a existência das Farc marcaram sua vida na Colômbia?
Izquierdo" Minha relação com as Farc mudou ao longo do tempo. Na minha infância e adolescência, tinha uma certa admiração pela guerrilha, pela luta popular das Farc. Adulto, compreendi melhor o valor da política, da democracia e vi como a violência não resolvia nenhum problema e hoje vejo a guerrilha como uma organização disciplinar que tem uma ideologia, mas não conseguiu organizar seus esforços para uma luta mais objetiva. Acho as Farc pouco construtivas para o progresso da Colômbia.

Farc abandonaram rumo político original.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir