Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2008

Filho de Bin Laden pede que pai mude seus métodos
Omar Bin Laden diz que não considera o pai um terrorista
Filho de Bin Laden pede que pai mude seus métodos
Foto: Reprodução

Omar Bin Laden, um dos 19 filhos do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, pediu hoje a seu pai que busque "outra forma de conseguir seus objetivos", mas negou que ele seja um "terrorista".

"Não é bom para ninguém que sejam usadas bombas e armas", considerou hoje Omar Bin Laden em entrevista exclusiva à rede americana de televisão "CNN".

Em um inglês de iniciante, aprendido com sua mulher, Zaina, de nacionalidade britânica, Omar Bin Laden revelou que decidiu falar publicamente para pôr fim à violência terrorista gerada após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Ele pretende organizar uma corrida de cavalos pela África do Norte em favor da paz mundial. No entanto, reconheceu que não está conseguindo o patrocínio devido a seu sobrenome.

Herói do passado
O jovem, de 26 anos, revelou que amigos de Osama bin Laden e outros líderes muçulmanos reiteraram a ele "que deve mudar a forma de tentar conseguir o que quer".

Omar ressaltou que não considera que seu pai seja um "terrorista" e que, quando Osama bin Laden lutava contra os russos no Afeganistão, os Estados Unidos o consideravam um herói. "Antes chamavam de guerra e agora, de terrorismo", afirmou.

Ele se disse convencido de que seu pai considera seu trabalho "como uma ajuda às pessoas".

"Não acho que seja um terrorista, a história demonstrou que não é", acrescentou.

Sobrenome de orgulho
Omar Bin Laden explicou que desde 2000 não fala com seu pai, que não sabe onde está escondido, mas tem certeza de não será capturado, já que conta com um amplo apoio.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de Bin Laden estar na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, respondeu: "Pode ser que sim, pode ser que não".

O jovem disse que não esconde o fato de ser filho de Bin Laden e que se sente "orgulhoso" de levar seu sobrenome. Mas reconheceu que com um nome como o seu encontra pessoas que o "temem e fogem" dele.

O filho do líder da Al Qaeda disse que não defende o ataque contra as Torres Gêmeas, "mas foi algo que ocorreu".

"Não acho que a guerra do Vietnã tenha sido bom, nem o que ocorre na Palestina, nem no Iraque", acrescentou. "Não estou de acordo com o 11 de setembro nem com nenhuma guerra na qual morram civis".

Saindo de casa
Em relação a sua saída, em 2000, de um campo de treinamento da Al Qaeda no Afeganistão, com o apoio de seu pai, este lhe disse que, se o que queria era ver mundo, podia sair tranqüilamente de seu lado.

"Eu lhe disse que ia e que queria ver o mundo lá fora, já que desde pequeno tinha estado a sua margem e só ouvia e via o que ele e seus amigos diziam. Ele disse: 'se esta é sua escolha, o que quer que eu diga? É sua decisão'", explicou.

Filho de Bin Laden pede que pai mude seus métodos. Omar Bin Laden diz que não considera o pai um terrorista. Rapaz pretende organizar corrida de cavalos em favor da paz mundial.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir