Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Sete morrem durante ações da Rota em menos de uma semana
Três homens foram mortos na Zona Norte de SP na noite de segunda-feira (21)
Sete morrem durante ações da Rota em menos de uma semana

Três homens foram mortos por policiais das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), na Rua Joaquim Afonso de Souza, na Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, no final da noite de segunda-feira (21). Com isso, chega a sete o número de mortos em operações policiais da Rota desde quarta-feira (16).

De acordo com a polícia, os homens mortos na segunda (21) tentaram reagir ao serem abordados dentro de um Ecosport roubado e houve troca de tiros. Feridos, os três homens foram levados para o Pronto-Socorro da Cachoeirinha, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Com os três, a polícia diz ter apreendido duas pistolas e um revólver.

Na semana passada, mais quatro casos semelhantes foram registrados. Na quarta-feira (16), um seqüestro-relâmpago terminou com a morte de três assaltantes. Perseguidos pela Rota em Moema, na Zona Sul, os criminosos bateram o carro. Em seguida, segundo a polícia, houve troca de tiros e os três morreram. Na noite de quinta-feira (17), um jovem de 18 anos foi morto pela Rota na Zona Norte de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, ele teria trocado tiros com policiais durante uma busca por criminosos ligados à morte do coronel José Hermínio Rodrigues.

Mortes em série
No total, quatro dos sete mortos em operações estavam na Zona Norte, onde ocorreu a primeira chacina do ano na cidade. Na madrugada de quinta-feira (17), sete homens foram mortos quando estavam em um bar. Só o proprietário do estabelecimento, escondido atrás do balcão, escapou.

Também foi morto na área o coronel José Hermínio Rodrigues, 48 anos, responsável por comandar o policiamento da Zona Norte. Ele vinha se destacando no combate a grupos de extermínio e era conhecido pelo seu rigor na corporação, tendo, inclusive punido recentemente policiais militares envolvidos em irregularidades. A hipótese de um policial militar ter participado da execução está sendo considerada pela Polícia Civil.

Apesar das mortes dos sete e do coronel terem acontecido na mesma semana e na mesma região, o governador José Serra evitou, na semana passada, relacionar as duas ocorrências. Ele prometeu rigor na apuração das mortes e reiterou que "o governo do estado, a secretaria de Segurança, a Polícia Militar e a Polícia Civil são contra ações de extermínio." Procurada nesta manhã, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ficou de se posicionar sobre o número de mortes em operações policiais da Rota.

Levantamento da secretaria aponta que 152 pessoas foram mortas durante ações policiais de janeiro a setembro do ano passado - uma média de uma morte a cada dois dias.

Sete morrem durante ações da Rota em menos de uma semana.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir