Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Filme brasileiro fica fora do Oscar: 'É loteria', diz direto
Produção brasileira não conseguiu a vaga no Oscar
Filme brasileiro fica fora do Oscar: 'É loteria', diz direto
Foto: Divulgação

Com a voz abatida, o diretor Cao Hamburger comentou o fato de o seu filme "O ano em que meus pais saíram de férias" não ter conseguido uma das cinco vagas ao Oscar de filme estrangeiro. Os indicados foram anunciados na manhã desta terça-feira (22). Para o cineasta paulista, há uma certa imprevisibilidade na definição dos concorrentes em língua estrangeira.

"É uma loteria", declarou. "O fato de não ter nenhum filme de língua latina, nem da Argentina, da Espanha, da França e da Itália, que são cinematografias muito fortes, mostra que é difícil fazer previsões."

Hamburger disse que chegar até a chamada "short list" do Oscar, os nove filmes que disputaram as cinco vagas finais da Academia de Hollywood, já é motivo de comemoração.

"Não fizemos feio, entrar nos nove foi uma vitória, é uma pena não ter nenhum filme latino, mas tivemos o apoio e a torcida do público brasileiro e agradeço o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Ancine [Agência Nacional do Cinema]."

Questionado sobre a reação durante o anúncio dos cinco filmes da categoria de filme estrangeiro, o diretor não falou em decepção e se limitou a dizer que iria manter sua agenda do dia. "Eu já confirmei a reunião que eu tinha daqui a pouco e vou seguir em frente, vou continuar trabalhando."

"O ano em que meus pais saíram de férias" era apontado com boas chances em razão de sua temática, que tem um menino judeu que precisa se refugiar na casa do avô quando seus pais estão sendo perseguidos pela ditadura militar. O filme foi escolhido no final do ano passado, por uma comissão montada pelo Ministério da Cultura, como candidato do Brasil ao Oscar.

Cao Hamburger disse que seus próximos projetos incluem a segunda temporada da série da HBO "Filhos do Carnaval" e dois roteiros: "Xingu", em parceria com a O2 de Fernando Meirelles, e outro intitulado "UTI".

Filme brasileiro fica fora do Oscar: 'É loteria', diz direto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir