Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-01-2008

MP3: perigo para os adolescentes
As estatísticas mostram que são cada vez mais freqüentes os casos de perda de audição
MP3: perigo para os adolescentes
Foto: Efe

Ouvir música alta, a mais de 60% do volume máximo, e utilizar reprodutores de música digital por mais de uma hora seguida podem provocar perda auditiva e fazer os jovens de hoje terem problemas de audição quando ficarem mais velhos.

As estatísticas mostram que são cada vez mais freqüentes os casos de perda de audição por causa do uso de MP3 players, aparelhos com um volume que pode chegar a 115 decibéis (dB), intensidade maior que a produzida por um avião quando decola.

No caso específico dos famosos iPods, muitas vezes acompanhados com fones do tipo "earbud", que são introduzidos dentro do ouvido, o volume pode chegar a 120 dB.
Segundo especialistas, uma exposição prolongada a ruídos acima de 85 decibéis pode causar traumas auditivos e lesões ao ouvido interno, enquanto uma hora de música alta com fones de ouvido pode causar danos permanentes e reduzir a capacidade de audição.
A música é o som preferido de boa parte da população, segundo uma pesquisa realizada pelo espanhol GAES Centros Auditivos.

A caminho da surdez

Porém, ouvir música muito alta durante um tempo prolongado pode provocar perdas auditivas. Isso é algo que já está sendo visto entre os mais jovens, que têm desenvolvido problemas de audição antes típicos dos adultos.

Além do som alto de shows, festas e casas noturnas, os MP3 palyers se tornaram uma das principais causas desses problemas. A tecnologia digital desses aparelhos permite que o volume atinja 100 dB sem que haja distorções. Por conta disso, já há especialistas que falam da "surdez do iPod".
Devido a esses casos, o GAES lançou uma campanha para lembrar os mais jovens da importância de cuidar da audição e explicar a eles que ouvir música alta e por um longo período em MP3 players pode fazê-los ficar surdo 30 anos antes que a geração de seus pais.
"Os jovens devem saber o quão prejudicial é ouvir música a mais de 60% do volume máximo e utilizar esses aparelhos de reprodução por mais de 60 minutos ininterruptos", destaca o doutor Javier Gavilán, chefe de otorrinolaringologia do Hospital La Paz, em Madri, e assessor da campanha do GAES.

Os dados são reveladores: o ruído de uma conversa normal atinge 60 dB, o barulho nos locais de tráfego intenso alcança os 85 dB, enquanto o som dos reprodutores de música pode chegar a 100 dB, o limite estabelecido na União Européia e equivalente ao barulho de um avião ao decolar.

"Ouvir música a níveis muito elevados e durante um tempo prolongado fará os jovens de hoje terem problemas de audição próprios de pessoas de 70 anos, mas quando tiverem 50 anos", destaca Gavilán.

Não são só os especialistas que alertam para o problema. Em seu site, Pete Townshend, guitarrista do The Who, chamou a atenção dos jovens para o fato de que o uso excessivo do iPod pode causar surdez se o aparelho for usado com o volume muito alto.

O músico sabe do que fala, já que, por causa da música alta em shows ou ouvida por meio de fones de ouvido, ficou parcialmente surdo. Assim como Phil Collins, Eric Clapton, Sting e Neil Young, entre outros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir