Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-01-2008

Estudo compara Thiago Pereira a Phelps
Pesquisa serve para descobrir as defici�ncias do brasileiro e prepar�-lo para Pequim
Estudo compara Thiago Pereira a Phelps
Foto: Reprodu��o

Thiago Pereira � o grande nome na nata��o do Brasil. �s v�speras das Olimp�adas de Pequim, o nadador � a grande esperan�a de medalhas do pa�s. Por�m, Thiago vai encarar pela frente um monstro das piscinas, o americano Michael Phelps.

O brasileiro nunca conseguiu vencer o advers�rio. Numa tentativa para explicar o por qu�, a Confedera��o Brasileira de Desportos Aqu�ticos (CBDA) realizou um estudo para comparar os dois nadadores e verificar os pontos fracos de Thiago para tentar diminuir a dist�ncia entre eles (assista ao v�deo ao lado).

De acordo com o estudo, os dois continuam empatados no estilo borboleta, seguem juntos no nado de costas e batem praticamente juntos no peito. A grande diferen�a est� no nado livre. Segundo Paulo Cezar Marinho, do Departamento de Biomec�nica da CBDA, Phelps abre uma grande diferen�a para Thiago devido a um problema de respira��o do brasileiro.

- Quando ele respira para o lado direito, ocorre uma queda de resist�ncia da bra�ada esquerda. Quando ele respira para o lado esquerdo, ocorre uma defici�ncia na mec�nica da bra�ada direita - afirma.

O estudo tamb�m revelou que a bra�ada esquerda do nadador � muito superior ao da direita. Para Marinho, a diminui��o dessa diferen�a pode ser alcan�ada, aumentando assim as chances de Thiago ao enfrentar o rival.

Phelps brilha nos EUA

Phelps, por outro lado, tem mostrado que seus advers�rios nas Olimp�adas ter�o que trabalhar muito para conseguir venc�-lo. Nesta segunda-feira, no Grand Prix da Calif�rnia, o americano nadou ainda mais r�pido do que sua �ltima participa��o no torneio, no ano passado. Phelps ganhou duas das tr�s provas que participou. Ele s� foi superado no nado de peito, pelo medalhista ol�mpico Mark Gangloff.

Estudo compara Thiago Pereira a Phelps.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir