Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Cotistas da UFSC temem perder as vagas
Candidatos que foram aprovados pelas cotas j� procuravam rep�blicas para morar
Cotistas da UFSC temem perder as vagas
Foto: Arquivo Pessoal

Candidatos aprovados no vestibular 2008 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) pelo sistema de reserva de vagas est�o preocupados com a decis�o judicial que suspendeu em car�ter liminar (provis�rio) o regime de cotas. Eles temem que a decis�o n�o mude at� a data da matr�cula, que acontecer� nos dias 14 e 15 de fevereiro, com exce��o do curso de engenharia de materiais, que realiza matr�cula nos dias 31 de janeiro e 1� de fevereiro.

Gilmar Ten�rio de Melo, 21, que mora em S�o Bernardo do Campo, na Grande S�o Paulo, foi aprovado no curso de engenharia de controle e automa��o gra�as ao sistema de reserva de vagas para negros que estudaram em escolas p�blicas. Ele fez 49,99 pontos enquanto o �ltimo candidato que concorreu pelas vagas universais fez 75,19 pontos.

A preocupa��o de Melo � com rela��o �s conseq��ncias que essa decis�o judicial causou, principalmente para candidatos de outros estados ou cidades. "A lista de aprovados foi divulgada em dezembro. Eu j� fiz planos para me mudar para Florian�polis e pretendia procurar uma rep�blica antes de me matricular. Agora, com esse monte de a��es contra a universidade, fiquei preocupado".

Melo disse que s� prestou vestibular na UFSC por causa da reserva de vagas. "Sempre estudei em escola p�blica, por isso minhas chances aumentariam pelo sistema de cotas. Essa � uma medida que n�o resolve o problema da educa��o, mas a curto prazo alivia um pouco", disse. Caso as cotas sejam mantidas, o calouro afirmou que n�o temer� ser v�tima de preconceito. "Vou fazer a minha parte sem dar bola para coment�rios. Vou levar numa boa, desde que isso n�o prejudique meus estudos", afirmou.

Comemora��o com os amigos
Rec�m-aprovado no curso de jornalismo da UFSC pelo crit�rio de cotas para negros de escolas p�blicas, Leonardo Lima, 18, comemorou com a fam�lia e com os amigos a aprova��o no vestibular. Ele disse que fez cerca de 40 pontos para conseguir a vaga enquanto a nota mais baixa dos vestibulandos que concorreram pelo sistema universal foi de 69,1 pontos.

"Fiquei bastante preocupado com a decis�o judicial porque comemorei a aprova��o com minha fam�lia e amigos. Os nossos nomes foram divulgados e se isso n�o valer mais causar� um transtorno e um constrangimento muito grande. Se � para proibir as cotas, que proibam para o pr�ximo vestibular e n�o para esse, j� que a lista de aprovados j� foi divulgada", disse.

Cotas para escola p�blica
Situa��o semelhante enfrenta o estudante Ot�vio Speck Pereira, 17, que foi aprovado no curso de direito diurno pelo sistema de cotas para estudantes de escolas p�blicas. Ele n�o quis dizer a sua pontua��o, mas a menor nota dos candidatos nessa situa��o foi de 57,12 pontos contra 75,10 pontos do �ltimo convocado pela classifica��o geral.

Pereira diz que teme perder a vaga e critica a decis�o da Justi�a Federal. "S� prestei esse vestibular e fui aprovado dentro dos crit�rios previstos em edital. Todos que se inscreveram sabiam das condi��es para serem aprovados. Os nomes j� foram divulgados e seria muito ruim isso mudar. Mas s� me resta esperar a decis�o final da justi�a", disse.

O estudante disse que dever� acontecer exclus�o dos alunos cotistas quando as aulas come�arem, mas afirmou que acredita na sua capacidade. "Sei que sou capaz e posso me destacar. O preconceito dos outros n�o vai afetar o meu desempenho".

Os que se beneficiam com a liminar
Na contram�o dos estudantes cotistas que temem perder a vaga por causa da decis�o judicial, v�rios vestibulandos que tiveram uma boa pontua��o nas provas mas n�o foram aprovados est�o torcendo para que as cotas sejam suspensas em definitivo.

Thiago Marcos Nahas de Faria, 19, � um desses exemplos. Ele prestou vestibular para o curso de engenharia de controle e automa��o e fez 73,7 pontos, mas n�o foi aprovado. Sem as cotas e com essa pontua��o, provavelmente ele conseguiria uma vaga no curso. O �ltimo candidato negro que foi aprovado nessa carreira fez 32,41 pontos. Quando soube da decis�o judicial comemorou, mas disse estar "com os p�s no ch�o", j� que a decis�o � provis�ria.

"Os candidatos entraram com notas muito baixas. Bastava n�o zerar em nenhuma mat�ria e tirar mais que 3 na reda��o que voc� estava aprovado. As notas dos cotistas e n�o-cotistas s�o muito diferentes", reclamou o estudante, que afirmou ser contra a pol�tica de cotas. "Elas deveriam ser medidas emergenciais para melhorar o ensino p�blico. H� faculdades que t�m cotas h� muito tempo e mudou alguma coisa? N�o. O ensino p�blico continua ruim", disse.

O vestibulando Lucca Guedes Secco, 17, que prestou vestibular para o curso de engenharia civil e n�o foi aprovado por causa das cotas tamb�m comemorou a decis�o com cautela. Ele fez 63 pontos na prova, enquanto o �ltimo cotista negro fez 31,53 pontos.

"Comemorei a decis�o da justi�a, mas n�o quero me iludir. Sou contra as cotas porque acho que elas s�o uma forma de tapar o sol com a peneira. Vou esperar a decis�o final, mas enquanto isso estou prestando outros vestibulares", afirmou.

Entenda o caso
O sistema de reserva de vagas da UFSC foi suspenso na �ltima sexta-feira (18) por uma decis�o liminar do juiz federal Gustavo Dias de Barcellos, de Santa Catarina. De acordo com o magistrado, a matr�cula dos calouros deveria ser feita entre aqueles que conseguiram a maior pontua��o, independente da reserva de vagas. Com a liminar, os candidatos aprovados pelo sistema de cotas perdem direito � vaga, se tiverem pontua��o menor que a dos demais vestibulandos. A universidade j� informou que vai recorrer.

A lista de aprovados no vestibular 2008 da UFSC foi divulgada no dia 28 de dezembro. Veja os classificados aqui. A universidade tamb�m divulgou as notas dos candidatos classificados por curso, as notas dos candidatos oriundos de escola p�blica classificados e as notas dos candidatos autodeclarados negro classificados.

Este � o primeiro vestibular com cotas na UFSC. Ao todo, 20% das vagas s�o destinadas para alunos de escolas p�blicas e 10% para negros que estudaram em escolas p�blicas.

O professor Edemir Costa, presidente da Comiss�o Permanente dos Vestibulares (Copeve) da UFSC, disse que a UFSC entende que a autonomia universit�ria � o principal argumento para justificar a cria��o do sistema de cotas.

Com rela��o � pontua��o dos candidatos, o professor Costa afirmou que existe uma nota m�nima a ser alcan�ada por todos eles e que nem todas as vagas destinadas para os alunos negros de escolas p�blicas foram preenchidas. "Essas vagas que sobraram automaticamente foram direcionadas para o vestibular geral", disse.

Costa disse estar confiante que a universidade vai conseguir derrubar todas as liminares em decis�es de segunda inst�ncia (s�o pelo menos 44 a��es contra a universidade). A expectativa dele � resolver essas pend�ncias na primeira quinzena de fevereiro.

Cotistas da UFSC temem perder as vagas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir