Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Crise nos EUA pode afetar emprego no Brasil
Com menor demanda, empresas passar�o a produzir menos
Crise nos EUA pode afetar emprego no Brasil
Foto: Reprodu��o

Ap�s uma turbul�ncia nos mercados, as bolsas mundiais come�aram a se recuperar na ter�a-feira (22). As principais bolsas de valores da �sia se recuperaram. Hong Kong subiu 10,7%; T�quio, 2%. Na Europa, bom humor na abertura dos mercados.

Para os especialistas em mercado, no entanto, novos sustos ainda podem acontecer. O que por enquanto est� restrito ao mercado financeiro pode atingir a economia real.

"Provavelmente n�o vai haver desemprego, mas redu��o no ritmo de contrata��o", aposta o economista Caio Megale. "Os sal�rios devem tamb�m continuar crescendo, mas num ritmo menor", diz.

A maior economia do mundo � beira de uma recess�o aumenta a instabilidade dos investimentos no Brasil. Isso porque os americanos devem passar a importar menos, reduzindo as exporta��es brasileiras. Com as vendas em baixa, ser�o necess�rias menos pessoas para produzir.

Infla��o
Com o mercado globalizado, muitos produtos que v�o para a mesa todos os dias t�m influ�ncia do d�lar. Nos p�es e nas massas, por exemplo, a mat�ria-prima � o trigo, que tem o pre�o cotado na moeda americana. Alem disso, muitos brasileiros que se acostumaram a consumir mais produtos importados correm o risco de, em alguns meses, encontrar pre�os menos populares.

"Se esta alta for consistente, pode provocar um aumento na infla��o, o que n�o seria bom para a economia brasileira", diz a consultora de investimentos M�rcia Dessen. Qualquer amea�a � infla��o, o governo brasileiro pode contra-atacar subindo a taxa b�sica de juros.

"O cr�dito pode ficar mais caro, com as taxas de juros na oferta de cr�dito aumentaria ou tamb�m pode ter uma redu��o nos prazos das opera��es de cr�dito dispon�veis hoje no mercado", informa a consultora de investimentos M�rcia Dessen. Mais dif�cil financiar o carro zero em 80 meses, mais dif�cil, portanto, vender carros e outros bens.

O Comit� de Pol�tica Monet�ria (Copom) decide hoje como fica a taxa b�sica de juros no Brasil. A expectativa � que ela seja mantida nos atuais 11,25%.

Com isso e com o corte nos juros americanos, a bolsa de valores aqui continua muito atraente para investidores estrangeiros. O problema � que parte deste dinheiro � altamente especulativa: ou seja, ao primeiro sinal de perigo vai embora rapidamente.

Crise nos EUA pode afetar emprego no Brasil.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir