Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Sem Mantega, Lula inicia reunião comparando-a com Santa Ceia
A previsão é que a reunião ministerial seja encerrada apenas no final da tarde
Sem Mantega, Lula inicia reunião comparando-a com Santa Ceia
Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta quarta-feira, pela primeira vez em 2008, sua equipe ministerial, mas, inicialmente, o ministro Guido Mantega (Fazenda) não estará presente. Segundo Lula, Mantega faltou à reunião porque teve problemas odontológicos tendo de transferir a "função" de explicar os efeitos da crise norte-americana para o presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles.

"Eu tinha pedido para o Mantega fazer uma pequena exposição sobre a crise imobiliária [nos EUA], mas ele teve problemas de dente. O Henrique Meirelles que vai falar sobre a crise nos Estados Unidos", disse Lula, segundo interlocutores, ao abrir a reunião ministerial, realizada no Palácio do Planalto.

Às vésperas de dar início a uma nova etapa de tratamento quimioterápico, o vice-presidente José Alencar também está presente à reunião. Além de Alencar e dos ministros, participam também os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

Depois de Meirelles, quem deverá fazer uma análise será o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), que falará sobre o momento político.

Bem-humorado, o presidente brincou com os ministros presentes à reunião. "Eu fico imaginando que muitas vezes nós sentamos aqui e parece a Santa Ceia, mas depois passamos um ano sem conversar", afirmou o presidente.

De acordo com interlocutores, Lula reúne a equipe ministerial para orientar que é necessário que todos contribuam para conter gastos e com os cortes no Orçamento Geral da União de 2008. Também advertirá que não vai aceitar reclamações e apelará para que todos tenham um só discurso para favorecer as relações com o Congresso.

A Folha Online apurou que o presidente disse durante a abertura da reunião que não deverá tratar sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) porque ontem o dia foi dedicado ao assunto. Segundo interlocutores, Lula afirmou que quer que a reunião se concentre em temas políticos.

A previsão é que a reunião ministerial seja encerrada apenas no final da tarde.

Sem Mantega, Lula inicia reunião comparando-a com Santa Ceia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir