Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Autoridades declaram desastre natural no centro de Queenslan
primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, declarou hoje desastre natural na regi�o central do estado
Autoridades declaram desastre natural no centro de Queenslan
Foto: Dave Hunt/EFE

Sydney (Austr�lia), 21 jan (EFE).- A primeira-ministra de Queensland, Anna Bligh, declarou hoje desastre natural na regi�o central do estado, j� que as inunda��es afetam 75% do territ�rio, mais de um milh�o de quil�metros quadrados.

Bligh, que hoje manteve uma reuni�o com o Grupo de Gest�o de Desastres do Estado, informou que o Governo federal ofereceu toda sua ajuda, mas afirmou que a verdadeira magnitude da calamidade s� ser� conhecida quando o n�vel das �guas descer.

O diretor-executivo do departamento de gest�o de emerg�ncia de Queensland, Frank Pagano, disse que o ciclone Larry, de dois anos atr�s, causou mais preju�zos � popula��o, mas seu raio de a��o foi menor.

As autoridades calculam que os danos a infra-estruturas e estradas chegar�o a 50 milh�es de d�lares australianos (US$ 44 milh�es).

Teme-se que o n�vel do rio Nogoa supere os 16 metros de altura na ter�a-feira e que o p�ntano de Fairbairn, perto da localidade de Emerald, a mais afetada na regi�o central, continue perdendo 190 mil de hectolitros por dia, como ocorre desde s�bado.

Bligh afirmou que enviou a Emerald, aonde s� se pode chegar por trem ou transporte a�reo, mil camas, al�m de material de sa�de e fog�es port�teis. A localidade tem cerca de 3 mil pessoas.

Na semana passada, as autoridades evacuaram a localidade de Charleville, no sudoeste do estado, com 3.500 habitantes. Os n�veis dos rios que passam pela regi�o superaram os 2,5 metros de altura.

V�rias estradas permanecem fechadas e em numerosas localidades foram entregues sacos de areia para refor�ar as margens dos rios.

Por outro lado, as fortes chuvas s�o vistas pelos agricultores como uma b�n��o porque p�e fim a uma persistente seca.

Autoridades declaram desastre natural no centro de Queensland por inunda��es.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir