Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Exposição mostra um pouco da cultura japonesa
Objetivo foi celebrar o início de 2008, ano do centenário da imigração japonesa
Exposição mostra um pouco da cultura japonesa
Foto: Alice Assumpção

O Consulado Geral do Japão do Rio inaugurou nesta quarta-feira (23) uma exposição sobre cultura japonesa, para marcar a abertura dos cursos do Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ) e para celebrar o início de 2008, ano do centenário da imigração japonesa para o Brasil.

Foram apresentados ao público arranjos florais (Ikebana), pinturas clássicas (Nhon Ga), quadros de bonecas em alto relevo (Oshi-e) e dobraduras de papel (Origami) feitos por professores e alunos do instituto, que oferece cursos de arte japonesa para descendentes e não-descendentes.

Na ocasião, também foi realizada cerimônia tradicional de início de ano (Motituki), na qual representantes da comunidade japonesa ajudaram a confeccionar uma pasta de arroz com um grande pilão de madeira, para simbolizar a renovação do espírito para 2008.

Além disso, alguns professores fizeram demonstrações da arte da caligrafia (Shodo), da arte da cerimônia do chá (Chanoyu) e de culinária (Nhon Ryori). Os cursos do Instituto começarão a ser ministrados em março e informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones 2220 7877 e 2240 2024.

O diretor cônsul Kiyoshi Ishii garante que este ano será marcado por celebrações da cultura japonesa. "Em junho faremos os principais eventos, mas já no dia 21 de fevereiro teremos, na Praça das Cidades, às 19h, a primeira celebração oficial do centenário, que contará com a participação do prefeito Cesar Maia e do Governador, Sérgio Cabral".

Exposição mostra um pouco da cultura japonesa. Objetivo foi celebrar o início de 2008, ano do centenário da imigração japonesa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir