Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Dono da Virgin apresenta projeto de nave espacial
O empreendedor Richard Branson apresentou na quarta-feira um modelo de nave espacial
Dono da Virgin apresenta projeto de nave espacial
Foto:Stan Honda / AFP

NOVA YORK (Reuters) - O empreendedor Richard Branson apresentou na quarta-feira um modelo de nave espacial projetado para fazer v�os regulares ao espa�o com turistas a partir do ano que vem.

Branson, dono da Virgin Galactic, uma das v�rias empresas que querem oferecer passeios tur�sticos ao espa�o, disse que a SpaceShipTwo vai come�ar a fazer v�os de teste ainda este ano.

"Dois mil e oito ser� o ano da espa�onave. Estamos empolgados com ela, e com tudo o que ela vai fazer", disse Branson num evento para a imprensa no Museu de Hist�ria Natural em Manhattan.

A Virgin Galactic, que faz parte do grupo Virgin, j� tem mais de 200 pessoas inscritas e 30 milh�es de d�lares em pagamentos adiantados pelas viagens, que v�o custar cerca de 200 mil d�lares por passageiro. Entre os pr�-inscritos est�o o f�sico Stephen Hawking e o designer Philippe Starck.

As viagens devem durar apenas duas horas e meia, com cerca de cinco minutos de sensa��o de aus�ncia de gravidade. A nave espacial ser� lan�ada de uma base a ser constru�da no Novo M�xico, nos EUA.

O autor do projeto da SpaceShipTwo e do foguete de lan�amento WhiteKnightTwo --tamb�m apresentado na quarta-feira-- � Burt Rutan, que j� havia projetado a SpaceShipOne.

O v�o suborbital � o meio mais f�cil e r�pido de viagem espacial. A nave tecnicamente chega ao espa�o --cerca de 100 km acima do n�vel do mar-- mas depois volta � atmosfera sem completar uma revolu��o completa em volta do planeta.

Entre outras empresas que investem para permitir v�os ao espa�o est�o a europ�ia Astrium; a Blue Origin, criada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos; a Space Exploration Technologies Corp (SpaceX), criada pelo fundador do PayPal, Elon Musk; a Rocketplane Kistler e o empres�rio do setor hoteleiro Robert Bigelow.

A l�der do setor � a Space Adventures, que fica na Virg�nia, nos EUA, e que deu o pontap� inicial no turismo espacial em 2001 com a viagem do executivo Dennis Tito numa Soyuz russa que seguiu para a Esta��o Espacial Internacional. A empresa j� mandou quatro outros clientes para o espa�o, do mesmo modo. (Reportagem de Bill Rigby)

Dono da Virgin apresenta projeto de nave espacial para turismo.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir