Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2008

Reprovada, faixa exclusiva na Av. 23 de Maio termina
Decis�o foi confirmada na tarde desta quarta-feira (23) pela prefeitura.
Reprovada, faixa exclusiva na Av. 23 de Maio termina
Foto:www.g1.com.br

A Prefeitura de S�o Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (23) que foi determinada a suspens�o da faixa exclusiva para motos na Avenida 23 de Maio, uma das mais importantes vias de tr�fego da cidade. A implanta��o da faixa come�ou na segunda-feira (21) e trouxe muitos problemas ao tr�nsito da regi�o. A suspens�o j� vale para esta quinta-feira (24).

O motivo da decis�o, segundo a prefeitura, � o aumento da lentid�o e o tempo da experi�ncia, que j� foi considerado suficiente pela Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET). N�o est�o descartadas, no entanto, novos testes como o que ocorreu na Avenida 23 de Maio em outras vias da cidade.

Em entrevista nesta ter�a-feira (22), o secret�rio municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que a faixa provocou o dobro do congestionamento na via nas duas primeiras manh�s de testes. O secret�rio disse que, em 2007, a m�dia de congestionamento no per�odo da manh� foi de 2,5 km. Ap�s a separa��o de uma das cincos faixas para as motos, o n�mero subiu para 5,1 km.

  • Desfavor�vel
    A an�lise do secret�rio repete o diagn�stico preliminar do prefeito Gilberto Kassab, que pouco antes havia afirmado que a faixa n�o teve boa avalia��o e n�o deve se tornar permanente. "As simula��es e os dados que s�o analisados pela CET [Companhia de Engenharia de Tr�fego] n�o favorecem a manuten��o dessa exclusividade para motos na 23 de Maio", afirmou o prefeito.

    A faixa exclusiva come�ou a funcionar �s 10h desta segunda-feira (21) e a via registrou 10,3 km de lentid�o no corredor Norte - Sul, sentido Aeroporto de Congonhas. A faixa funcionava at� as 16h entre os viadutos Tut�ia e Pedroso, em um trecho de dois quil�metros.

    De acordo com a CET, circulam na Avenida 23 de Maio entre 10 e 12 mil ve�culos por hora e sentido nos hor�rios de pico e cerca de 9 mil por hora entre �s 10h e �s 16h. J� o n�mero de motocicletas aumenta entre �s 10h e �s 16h - oscila de 1 mil a 1,3 mil motos por hora nos hor�rios de pico para mais de 2 mil no hor�rio comercial em fun��o das entregas e fretes. Os n�meros fizeram com que a CET passasse a cogitar criar faixas exclusivas no hor�rio em que o n�mero de carros diminui e o de motos aumenta.

    Reprovada, faixa exclusiva na Av. 23 de Maio termina

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir