Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Ivanovic consegue virada incrível e vai à final
Sérvia número 3 do mundo perdia por 6/0 e 2/0 quando começou a reagir contra a eslovaca
Ivanovic consegue virada incrível e vai à final
Foto: Reuters

Faltou consistência, mas sobrou garra e talento para Ana Ivanovic, que conquistou, nesta quinta-feira, uma vaga na final do Australian Open. A sérvia, número 3 do mundo, perdia por 6/0 e 2/0 quando começou a reagir a superou a eslovaca Daniela Hantuchova por 0/6, 6/3 e 6/4, em 2h10m de jogo. O incrível triunfo colocará a sérvia diante da russa Maria Sharapova (5), que venceu, também nesta quinta-feira, a também sérvia Jelena Jankovic por 6/3 e 6/1.

É o melhor resultado da carreira para Ivanovic na Austrália. Ela já tem uma decisão de Grand Slam no currículo, mas não tem boas lembranças da ocasião. Ano passado, na final de Roland Garros, ela foi facilmente superada pela belga Justine Henin. A jovem de 20 anos também alcançará o melhor ranking de sua carreira na próxima segunda-feira, quando a WTA divulgar a lista atualizada. Ela subirá para o segundo posto. Hantuchova também ganhará uma posição, e aparecerá na oitava colocação.



A partida

Ivanovic começou muito mal, dando sinais de nervosismo. A sérvia cometeu uma dupla falta e dois erros não forçados no primeiro game e cedeu a quebra. Muito sólida do fundo de quadra, Hantuchova ditava as trocas de bola e deslocava a adversária. A eslovaca voltou a quebrar o serviço de Ivanovic no terceiro game e, em seguida, abriu 4/0.

O baixo aproveitamento de primeiro saque (42% no set) da sérvia facilitava a vida da oponente. Devolvendo com precisão e pressionando o segundo saque de Ivanovic, Hantuchova assumia rapidamente o domínio dos pontos. No set inteiro, venceu 73% dos pontos no segundo saque da sérvia.

Com outra quebra no quinto game, a número 9 do mundo se colocou em boa posição para aplicar um 'pneu' no primeiro set, e o fez no game seguinte, sem ceder um ponto sequer.

Hantuchova conseguiu nova quebra logo no primeiro game do segundo set, graças a uma paralela de forehand que foi originalmente marcada como fora pelo juiz de linha. A eslovaca pediu o replay, que confirmou a bola boa. Ivanovic reclamou e pediu que o ponto fosse disputado novamente, mas a árbitra de cadeira deu o ponto e o game para a rival. E eslovaca confirmou seu saque logo depois e abriu 2/0.

Foi aí que mudou o panorama da partida. Ivanovic voltou a acertar seu primeiro saque (acertou 68% no segundo set) e conseguiu, enfim, confirmar o serviço pela primeira vez. Logo em seguida, devolveu a quebra, empatando a parcial em 2/2. A reação animou a torcida, que apoiou a tenista da Sérvia durante todo o jogo. Hantuchova também começou a errar mais, e, no oitavo game, cometeu dois erros não forçados e uma dupa falta, cedendo nova quebra. Animada e com a confiança renovada, Ivanovic jogou um belo nono game e fechou a parcial em 6/3.

O terceiro set começou equilibrado, e as duas tenistas confirmaram seus serviços sem ameaças até o quinto game. No sexto, Ivanovic tinha 30/0, mas cometeu dois erros não forçados e cedeu um break point. Ela se salvou com uma bela direita vencedora, de dentro para fora. O game foi o mais longo da partida, e se mostrou crucial para a sérvia. Após sete igualdades, ela confirmou seu saque e deixou o jogo empatado (3/3).

À medida em que o set foi progredindo, os pontos ficavam cada vez mais disputados e, as atletas, mais nervosas. No nono game, Hantuchova errou um voleio fácil e cometeu uma dupla falta, cedendo duas chances de quebra à oponente. Na primeira, Ivanovic errou uma devolução de segundo saque. No ponto seguinte, a eslovaca deslocou a rival e teve um voleio fácil, com a quadra aberta, mas jogou a bola mansamente na rede, e teve seu saque quebrado.

Com 5/4 no placar, Ivanovic não perdoou. Sacou bem, cedeu apenas um ponto, e garantiu a vaga na final.

Ivanovic consegue virada incrível e vai à final. Sérvia número 3 do mundo perdia por 6/0 e 2/0 quando começou a reagir contra a eslovaca.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir