Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-01-2008

Presidente da Bolívia muda ministros após dois anos
O presidente da Bolívia, Evo Morales, mudou hoje quatro dos 16 ministros de seu gabinete
Presidente da Bolívia muda ministros após dois anos
Foto: Martin Alipaz/EFE

O presidente da Bolívia, Evo Morales, mudou hoje quatro dos 16 ministros de seu gabinete, dois anos após assumir o poder no país. Morales tem o objetivo de avançar no crescimento econômico e produtivo do país.

A reestruturação do governo boliviano foi anunciada em um ato oficial no Palácio Presidencial e que foi convocado com pouca antecedência, seguindo um esquema similar à remodelação de sete ministros que Morales fez há um ano.

Morales nomeou Graciela Toro como ministra de Planejamento para o Desenvolvimento; o Ministério de Produção e Microempresa ficará com Ángel Gonzalo Hurtado; a pasta de Obras Públicas, Serviços e Habitação será assumida por í"scar Coca, e a de Saúde e Esportes ficará com Walter Selum.

Várias destas mudanças estão relacionadas a "problemas" de gestão, como a habitação e as estradas, que Morales reconheceu ontem em seu relatório ao Congresso Nacional por ocasião de seus dois anos de mandato.

Em janeiro de 2007, o presidente fez a primeira grande mudança, ao renovar sete de seus 16 colaboradores, mas nestes dois anos ajustes isolados também foram realizados no gabinete.

Em seu discurso de hoje, o governante fixou como objetivos para este ano o crescimento econômico e o aumento de produção, com um novo Governo que definiu como "uma combinação de consciência social e capacidade intelectual para servir ao povo da Bolívia".

Morales pediu que seus ministros sejam "funcionários revolucionários", para mudar o país com uma "política descolonizadora", mas marcada pela "unidade na diversidade".

Presidente da Bolívia muda ministros após dois anos de governo.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir