Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Djokovic se vinga, bate Federer e vai à final
Vice no US Open, sérvio dá o troco e tira suíço da decisão do primeiro Grand Slam do ano
Djokovic se vinga, bate Federer e vai à final
Foto: Agência

Novak Djokovic pode se considerar vingado da derrota que sofreu diante de Roger na final do US Open, no ano passado. Jogando um tênis quase perfeito, o sérvio deu o troco ao suíço, nesta sexta-feira, em Melbourne, e levou a melhor por 3 sets a 0, garantindo vaga na decisão do Australian Open. O jogo teve parciais de 7/5, 6/3 e 7/6 (7/5), e durou 2h27m.

No US Open, em setembro do ano passado, Djokovic teve cinco set points na primeira parcial e mais dois set points na segunda, mas acabou derrotado por Federer por 3 a 0. Sua vitória nesta sexta diminui a vantagem de Federer nos confrontos diretos. Agora, são cinco triunfos do suíço contra dois de Djokovic. O número 3 do mundo venceu duas das últimas três partidas. Ele bateu o líder do ranking na final do Masters Series de Montreal e, depois, caiu na final do US Open.

Na decisão do Australian Open, Djokovic enfrentará o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 38 do mundo. Será a final decisão consecutiva em um torneio do Grand Slam para o sérvio, que se torna o sexto finalista mais jovem do torneio australiano na Era Aberta (a partir de 1969) do tênis. O mais jovem da história foi o sueco Mats Wilander, que foi à decisão e faturou o título com 19 anos e 111 dias de vida. O atual número 3 do mundo tem 20 anos e 250 dias.



A partida
Os dois tenistas começaram o jogo mostrando um tênis agressivo, tentando tomar a iniciativa nas trocas de bola do fundo de quadra, e subindo à rede com eficiência. Os primeiros break points vieram logo no quarto game, com Federer sacando. O suíço cometeu três erros não forçados e deu duas chances de quebra a Djokovic. Com dois belos saques, o número 1 do mundo forçou dois erros de devolução do adversário e se safou.



Roger Federer não perdia um jogo por 3 sets a 0 desde 2004, quando foi eliminado em Roland Garros pelo brasileiro Gustavo Kuerten

Três games depois, Djokovic teve dificuldades para encaixar seu primeiro saque. O número 1 aproveitou, forçou erros do sérvio, e conquistou a primeira quebra da partida. Nesse momento, Federer vencia 78% dos pontos no segundo saque do adversário. O suíço manteve a vantagem até o décimo game, quanto tinha 5/4 e sacava para fechar.

Foi o primeiro momento de instabilidade do número 1 na partida. Ele cometeu três falhas com sua direita e permitiu que Djokovic igualasse novamente a parcial. Embalado, o sérvio confirmou seu serviço, abriu 6/5 e se manteve firme na partida. O número 3 do mundo jogou um belo 12º game e, em uma eficiente subida à rede, forçou um erro de Federer e conquistou um set point. O suíço cometeu um erro da linha de base no ponto seguinte e cedeu a parcial.

O segundo set começou com os tenistas ainda mais agressivos, arriscando mais. Djokovic explorava o backhand (esquerda) de Federer, golpe com que o suíço cometeu mais erros na primeira parcial. Quando tinha a bola no forehand (direita), o número 1 partia para bolas vencedoras.

O risco custou caro. Federer cometeu dois erros de direita e deu duas chances de quebra ao sérvio no quarto game. Na segunda oportunidade, Djokovic chegou em uma curtinha de Federer, e executou um backhand que passou pela lateral da rede e caiu na linha, sem chance para Federer. O número 3 consolidou a quebra confirmando seu saque no game seguinte, e abriu 4/1.



Djokovic não relaxou. Jogando ainda mais à vontade e cheio de confiança, disparou impressionantes bolas vencedoras no sexto game e voltou a quebrar o serviço de Federer e abriu 5/1. O sérvio acabou passando do ponto. Arriscando demais, acabou cometendo erros bobos e deixou que o suíço devolvesse uma das quebras. No nono game, porém, o número 3 foi preciso e fechou a parcial.

Os dois tenistas tomaram sustos logo no começo do terceiro set. No segundo game, Djokovic precisou salvar três break points consecutivos antes de confirmar seu serviço. No terceiro game, o sérvio teve quatro chances de quebra, mas também não converteu.

Depois disso, ambos seguiram confirmando os saques. Federer, porém, jogou um 12º game impecável, e conquistou dois set points no saque de Djokovic. Na primeira chance, o sérvio se salvou com um belo saque. Na segunda, outro grande serviço deu ao tenista o domínio do ponto. Ele matou o ponto com uma direita vencedora. Um ace e um voleio vencedor depois, o número 3 forçou o tie-break.

No game de desempate, ambos tenistas sacaram incrivelmente bem. Até o 12º ponto, os atletas conquistaram apenas um mini-break cada. Sacando em 5/6, com um match point contra, Federer mandou uma direita na rede e selou sua derrota.

Djokovic se vinga, bate Federer e vai à final.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir