Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Republicanos concordam em atacar Hillary Clinton
McCain e Romney puxaram os ataques contra a favorita entre os democratas
Republicanos concordam em atacar Hillary Clinton
Foto: Reuters/Carlos Barria

O debate republicano no estado americano da Flórida, na madrugada desta sexta-feira (25), no horário do Brasil, fez de uma ausente, presente. O nome de Hillary Clinton, senadora que lidera as intenções de voto entre os democratas, foi quase tão mencionado quanto o do atual presidente, George W. Bush, e, de longe, ultrapassou o do senador Barack Obama.

Os dois republicanos mais bem colocados nas pesquisas nacionais, o senador John McCain e o ex-governador Mitt Romney, fizeram os ataques mais pesados contra a ex-primeira-dama.

McCain acusou-a de liderar os que acham ser possível acabar com a violência no Iraque com o "aceno de uma bandeira branca". Romney chegou a insinuar que, com Hillary presidente, o marido dela, o ex-presidente Bill Clinton teria liberdade demais.

"Não posso imaginar a idéia de Bill Clinton sem fazer nada na Casa Branca", insinuou.

Em contraste com o último debate democrata, onde os ataques verbais tomaram quase um bloco inteiro, os republicanos reunidos em Boca Raton quase só concordaram.

Em relação ao Iraque, garantias de permanecer na zona de conflito até a missão se completar. Só o deputado Ron Paul divergiu.

Na economia, poucas surpresas: todos prometeram cortar impostos. Só o ex-governador Mike Huckabee conseguiu chamar alguma atenção com o tópico ao reafirmar que, com sua proposta de imposto sobre vendas, finalmente os cafetões vão deixar de sonegar.

Em um raro momento de descontração geral, o mesmo Huckabee tentou explicar por que não reprovou a crítica do ator Chuck Norris, seu aliado, à idade de McCain, 71 anos.

"Não discordei por que ele estava do meu lado (em um evento de campanha). Ele poderia colocar o pé no meu rosto", defendeu-se. "Agora que o Stallone me apóia, vou mandá-lo cuidar do Chuck", brincou McCain.

A única menção ao Brasil veio de Giuliani, que defendeu que se siga o exemplo brasileiro de investir em combustíveis alternativos, como o etanol.

No próximo dia 30, um dia depois da primária da Flórida, os republicanos voltarão a debater, desta vez na Califórnia. No dia seguinte, vai ser a vez dos democratas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir