Categoria Educação  Noticia Atualizada em 25-01-2008

1º lugar no Enem passa no vestibular da UFMG
Estudante mineira escolheu o curso de medicina.
1º lugar no Enem passa no vestibular da UFMG
Foto: www.g1.com.br

A mineira Luísa Lima Castro, 18, que conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) deste ano, conseguiu mais um feito. Seu nome aparece na lista de aprovados para o curso de medicina do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"Era meu sonho passar. Ainda nem caiu a ficha", disse a nova universitária ao G1. No vestibular, a jovem conseguiu a 267ª posição e terá o ingresso no curso no segundo semestre de 2008.

Ela conta que o vestibular é mais difícil do que o exame do Enem. "A prova da federal exige conhecimento mais aprofundado. Já o Enem pede mais interpretação de texto, resolução de situação problema. O vestibular pede o conteúdo em si".

Após obter a primeira posição no Enem, Luísa dedicou-se exclusivamente para o vestibular da federal, inclusive com cursinho preparatório e dedicação de pelo menos sete horas de estudos diárias fora da sala de aula.

No Enem, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, outros 14 alunos dividiram a 2ª posição no ranking dos melhores colocados.

Luísa cursou o ensino médio integralmente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte, escola pública federal. Ela prestou o Enem em 2006, mas não sabe em qual posição ficou, só sabe que ficou com uma média de 85% das provas (redação e de conhecimentos gerais).

Ela não imaginou que acertaria todas as questões do exame. "Fiz a prova com certa tranqüilidade, mas nunca pensei que acertaria todas as questões porque eu saí de lá com algumas dúvidas. Acho que respondi umas cinco ou seis sem ter certeza se estavam certas ou não", disse a estudante, que só conferiu o gabarito oficial do exame no dia seguinte à prova. "Fiquei surpresa por ter acertado todas, mas pensei que umas 200 pessoas também conseguissem a mesma coisa", disse.

1º lugar no Enem passa no vestibular da UFMG

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir