Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Homem que feriu duas pessoas na Sé gritava SP me mata
Homem foi reconhecido por testemunhas como morador da Praça da Sé
Homem que feriu duas pessoas na Sé gritava SP me mata
Foto: Márcio Fernandes/AE

Testemunhas que viram o tumulto provocado por um homem na missa na Catedral da Sé que celebrou os 454 anos da cidade de São Paulo na manhã desta sexta-feira (25) disseram que o acusado tinha nas mãos uma faca e um cavaquinho e, mesmo após ser imobilizado, gritava: "São Paulo me mata!".

O homem, que foi identificado como morador de rua da Praça da Sé, foi detido depois de ferir duas pessoas que estavam na missa e tentaram detê-lo quando viram a faca. "Ele não tinha a intenção de fazer um atentado. Não sabia o que estava fazendo, estava bêbado", disse o padre Juarez Pedro de Castro, secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo que presenciou o tumulto.

Segundo o padre, o tumulto aconteceu a cerca de 20 metros das autoridades que estavam no local. O acusado estava atrás de um cordão de isolamento, onde se acumulavam fiéis que acompanhavam a missa. Estavam presentes o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o senador Eduardo Suplicy e o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão.

O arcebispo de São Paulo, cardeal d. Odilo Scherer, não interrompeu a homilia em razão do tumulto. À Agência Estado, ele disse ter sido lamentável a invasão do homem na missa. Porém, na sua avaliação, o ocorrido não prejudicou a celebração religiosa. "Certamente foi um incidente lamentável e isso indica que se deve ter o máximo de atenção à segurança, mesmo na igreja, embora certamente esse não seja o lugar para se praticar violência", afirmou ele, após a missa.

As vítimas, um professor da pastoral da Igreja e um capitão da polícia militar que fazia a segurança de Marzagão, teriam se ferido ao tentar imobilizar o homem, depois de perceberem que ele estava armado com uma faca. Mais cedo, a polícia chegou a informar que havia três feridos.

De acordo com o coronel Álvaro Camilo, comandante do policiamento do Centro, o homem era um morador de rua que vivia na região da Sé. "Ele é um cidadão conhecido daqui. Sempre faz algum tipo de bagunça", disse. O coronel informou que o suspeito responde a processos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele tem passagens por furto e roubo. Ainda de acordo com Camilo, o homem não tinha objetivos definidos ao entrar na igreja nesta manhã. Mesmo assim, o coronel defendeu a imobilização dele. "Se os seguranças não fizessem isso, ele poderia ter ferido mais pessoas", disse.

Os dois feridos foram levados ao pronto-socorro do Hospital Vergueiro. Após serem medicados, eles foram liberados. Eles tiveram ferimentos leves.

Homem que feriu duas pessoas na Sé gritava SP me mata.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir