Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Itapemirim Vai Legalizar Profissionais Informais
Implantado no município mais um importante projeto voltado para a área social e geração de emprego e renda
Itapemirim Vai Legalizar Profissionais Informais
Foto:Arquivo Maratimba

A Prefeitura Municipal de Itapemirim, em parceria com o Instituto de Gestão Social do terceiro setor e Responsabilidade Empresarial" IGES, implanta no município mais um importante projeto voltado para a área social e geração de emprego e renda. Trata-se do "Projeto Cuidar".

O referido projeto tem como, alguns dos objetivos possibilitar a geração de ocupações produtivas e renda, potencializando todos os recursos e vocações econômicas, sociais, ambientais e culturais das comunidades-objetivo, a partir da capacitação de gestores sociais que serão integrados em ORGANIZAÇí•ES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PíšBLICO - OSCIPs, tornando-os potenciais prestadores de serviços da Prefeitura e comunidades locais.

Outra finalidade do projeto é promover a legalização institucional adequando as normas estatutárias ao marco legal (lei 9709/99), ao novo código civil e o desenvolvimento de gestão administrativa financeira estável de 10 organizações da sociedade civil, transformando-os em potenciais prestadores de serviços.

"O que pretendemos com este importante projeto é possibilitar aos nossos artesãos, doceiras, salgadeiras e demais profissionais que trabalham na informalidade, a possibilidade de buscar a legalização de suas atividades, para, com isto, terem as mesmas condições de competitividade no mercado de trabalho. Nossa preocupação é capacitar e criar condições propícias para a formação de uma rede de colaboração entre as OSC- Organização Social Comunitária". Informou a Prefeita Municipal Norma AYub.

De acordo ainda, com a Prefeita, outro objetivo da atual administração é promover condições para que estes núcleos possam se auto" gerirem, quebrando assim a tradicional dependência com o poder público.

Os interessados em participar da primeira etapa do curso deverão procurar a Secretaria Municipal de Turismo no horário das 9:00 às 17:00. A previsão é que em um prazo de seis meses os 10 primeiros participantes tenham em mãos o CNPJ, talonário de notas fiscais e demais documentos que os proporcionem as condições de comercializarem seus produtos no mercado interno e externo.

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir