Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Preso, suspeito de fraudar banco francês é interrogado
Jerome Kerviel teria comprado 140 mil contratos sobre o índice DAX na Alemanha
Preso, suspeito de fraudar banco francês é interrogado
Foto: AFP

O corretor da Bolsa Jerôme Kerviel, de 31 anos, acusado pelo banco Société Générale de ter cometido uma fraude de quase cinco bilhões de euros (cerca de US$ 7,1 bilhões), foi detido na manhã deste sábado (26) e está sendo interrogado na sede da Brigada Financeira da polícia francesa, anunciou uma fonte judicial.

Kerviel foi transferido neste sábado pouco antes das 14h (hora local, 11h de Brasília) para a sede desta polícia especializada em meio a uma importante operação de segurança, segundo uma fonte envolvida na investigação.

Kerviel teria comprado 140 mil contratos sobre o índice DAX na Alemanha, segundo o site do jornal Spiegel. Estes contratos teriam sido negociados há algumas semanas no mercado Eurex.

"Kerviel entrou no mercado quando o DAX estava nos 8.000 pontos, então a bolsa devia creditar, por dia, 25 euros por contrato à Société Générale por cada ponto ganho. Em contrapartida, por cada ponto perdido sob os 8.000, a bolsa recuperava 25 euros" do banco francês, assinala o Spiegel.

"O DAX perdeu 600 pontos entre o inicio do ano e 18 de janeiro, e Kerviel provavelmente cerca de dois bilhões de euros, estimam os especialistas", citados pelo jornal. A publicação acrescenta que "os diretores do banco parisiense receberam, da Alemanha, sinais de alerta" sobre as perdas colossais.

Perdas
O Société Générale assustou o mundo das finanças ao anunciar na quinta-feira perdas de 7 bilhões de euros, dois bilhões relacionados à crise dos créditos hipotecários de risco ("subprimes") nos Estados Unidos e 4,9 bilhões provocados por um único operador da bolsa.

Aparentemente, Kerviel, de 31 anos, conseguiu enganar todos os sistemas de controle do banco para esconder as transações.

Preso, suspeito de fraudar banco francês é interrogado. Jerome Kerviel teria comprado 140 mil contratos sobre o índice DAX na Alemanha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir