Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Uribe pede que Forças Armadas localizem reféns
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pediu no sábado às Forças Armadas que avancem na localização
Uribe pede que Forças Armadas localizem reféns

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pediu no sábado às Forças Armadas que avancem na localização dos lugares onde os grupos da guerrilha de esquerda mantêm seqüestradas dezenas de pessoas, entre as quais muitas que eles esperam trocar por insurgentes presos.

Uribe indicou que, assim que for feita a localização, o governo informará às comunidades nacional e internacional para pôr em prática os instrumentos humanitários requeridos para obter a libertação de todos os reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Sei, senhores generais e senhores coronéis, soldados e policiais, que com seu heroísmo vamos avançar nesta tarefa", disse Uribe em um ato de governo no município de Mitú, no sudeste do país.

Uribe ordenou ainda que a força pública cerque as zonas onde a guerrilha das Farc mantém os reféns para pressionar sua libertação mediante um procedimento humanitário.

"O governo disse que a instrução à força pública é localizar os sítios onde estão os seqüestrados, cercá-los e, no momento em que estiverem rodeados, convocar a comunidade nacional e internacional para definir um procedimento humanitário para a libertação total", afirmou Uribe.

Uribe mandou instalar um conselho humanitário em Mitú, região no sul com forte presença das Farc, decisão que tomou em junho passado, quando ocorreu a morte de 11 ex-deputados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em fatos confusos.

Porém, Uribe não esclareceu se sua orientação atendia às constantes solicitações de parentes de dezenas de reféns, entre os quais a cidadã franco-colombiana Ingrid Betancourt e três empreiteiros norte-americanos, no sentido de evitar resgates militares "a sangue e fogo."

Várias tentativas de resgate das Forças Armadas resultaram na morte dos sequestrados, já que a ordem dos comandantes da guerrilha a seus subalternos é de assassiná-los no momento em que as forças de segurança busquem resgatá-los, segundo o governo.

As Farc mantêm retidas 43 pessoas, por quem planejam trocar por 500 de seus prisioneiros, como resultado de uma negociação que deverá ser realizada numa zona desmilitarizada de 800 km2 no sul do país e que abrange os municípios de Florida e Pradera.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir