Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Peças de museu furtadas em MG são recuperadas pelo Iphan
Material foi devolvido por um homem que não quis se identificar, no Espírito Santo
Peças de museu furtadas em MG são recuperadas pelo Iphan
Foto: Divulgação/Iphan

Cinco peças furtadas do acervo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), na década de 1970, foram recuperadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta sexta-feira (25), no Espírito Santo.

A instituição recebeu um ferro de passar do século XIX e uma piroleta, ornamento do terminal de encosto da cadeira, fabricada no século XVIII, ambos em bronze fundido.

Segundo o Iphan, o homem que devolveu as peças preferiu não se identificar. Ele alegou que os objetos foram furtados por seus pais, na década de 1970. A decisão pela devolução das peças surgiu depois de a família saber da campanha de recuperação de peças do patrimônio histórico lançada pela instituição.

O acervo do Museu da Inconfidência expõe exemplares característicos da época. A cadeira, que pertencia à Câmara de Sabará (MG), foi emprestada em 1972 para o Museu da Casa do Padre Toledo, onde está exposto sem as piroletas. Há outra cadeira idêntica no Museu da Inconfidência, com os ornamentos.

De acordo com o Iphan, no museu há também outro ferro de passar igual ao devolvido. Ele possui um compartimento interno, onde se colocava uma peça em brasa, e dois pegadores, pois a roupa era passada com as duas mãos.

Devolução
A Campanha pela Recuperação dos Bens Procurados foi lançada em outubro de 2007, em todo o país. O Iphan alerta que é crime comprar e vender peças de arte ou antiguidades roubadas ou furtadas e mobiliza a população na busca por esses bens, que compõem o patrimônio cultural brasileiro.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone: (21) 2262-1971, pelo fax: (21) 2524-0482 ou pelo e-mail [email protected].

Ela foi encaminhada ao setor feminino da Penitenciária Modulada de Charqueadas.

Peças de museu furtadas em MG são recuperadas pelo Iphan. Material foi devolvido por um homem que não quis se identificar, no Espírito Santo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir