Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Egito manterá fronteira com Gaza aberta
O Egito anunciou neste sábado que sua fronteira permanecerá aberta para os milhares de palestinos de Gaza
Egito manterá fronteira com Gaza aberta
Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

RAFAH, Faixa de Gaza, 26 Jan 2008 (AFP) - O Egito anunciou neste sábado que sua fronteira permanecerá aberta para os milhares de palestinos de Gaza, que há quatro dias entram no país em busca de produtos de primeira necessidade devido ao bloqueio mantido por Israel.

"Os palestinos continuarão passando até que tenham todas suas necessidades de diversos produtos e alimentos satisfeitas", afirmou o governador do norte do Sinai, Ahmed Abdel Hamid, a província fronteiriça da faixa de Gaza, citado pela agência oficial Mena.

As forças de segurança egípcias receberam a ordem de facilitar a passagem, acrescentou.

Além disso, para resolver a situação, as autoridades egípcias optaram por convidar, separadamente, representantes da Autoridade Palestina, do partido Fatah que controla a Cisjordânia, e o movimento rival Hamas, que controla a faixa de Gaza desde junho de 2007.

A fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza permaneceu fechada quase sem interrupções desde junho de 2006; mas ativistas palestinos destruíram parte do muro, na quarta-feira, usando tratores e explosivos. Desde então, milhares de palestinos passam para o lado egípcio para comprar produtos de primeira necessidade.

Israel impôs um bloqueio à faixa de Gaza em 17 de janeiro, em represália aos disparos de foguete palestinos contra seu território. Isso provocou uma escassez de produtos básicos e de combustíveis.

Egito manterá fronteira com Gaza aberta.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir