Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Obama ganha apoio de filha de JFK após nova vitória. Confira
Segundo CNN e Associated Press, Hillary lidera no placar de delegados
Obama ganha apoio de filha de JFK após nova vitória. Confira
Foto: Reprodução

Barack Obama venceu as prévias na Carolina do Sul, na noite de sábado (26), com uma boa margem de diferença para Hillary Clinton, sua principal rival nas eleições dentro do Partido Democrata. Ele, porém, segue atrás no placar geral dos delegados.

Segundo contagem extra-oficial feita pela CNN, Hillary lidera com 230 delegados. Obama é o segundo, com 152. John Edwards vem em terceiro com 61. Pela agência de notícias Associated Press, Hillary está em primeiro com 249, seguida por Obama (167) e Edwards (58).

Para ser o vencedor e, por tabela, o candidato do partido nas eleições presidenciais de 4 de novembro próximo, o pré-candidato democrata precisa de no mínimo 2.025 votos de um total de 4.049.


Em compensação, após ganhar o apoio público da atriz Scarlett Johansson, Obama recebeu mais um importante membro em sua campanha.

Kennedy
A filha do presidente americano assassinado John Kennedy, Caroline Kennedy, declarou apoio ao senador de Illinois.


"Nunca conheci um presidente que me inspirasse como as pessoas me dizem que meu pai as inspirava. Porém, pela primeira vez, acredito que encontramos o homem que poderia ser este presidente, não apenas para mim, mas para uma nova geração de americanos", escreveu Caroline em um artigo publicado na edição deste domingo (27) no jornal New York Times, que por sua vez, já declarou apoiar Hillary.

O título do artigo é "Um presidente como meu pai". "Precisamos de uma mudança na direção deste país, justo como precisávamos em 1960", afirma a filha de JFK.
Além do apoio dela, a vitória na Carolina do Sul manteve Obama vivo na disputa.




Respiro
Essa vitória era considerada de grande importância, pois essas primárias antecedem a chamada 'Superterça', em 5 de fevereiro, quando haverá votação em mais de 20 estados, incluindo Nova York e Califórnia, o que representará mais de 1,6 mil delegados em disputa.


Obama temia que uma derrota neste sábado encerrasse sua candidatura precocemente. Para garantir os votos, o jovem senador buscou o apoio da grande população negra do estado, cerca de 30%.

Eram grandes as expectativas para Obama, que precisava desesperadamente de uma vitória após ser derrotado por Hillary em Nevada e em New Hampshire.

Após vários dias de campanha, marcados por fortes acusações entre os dois favoritos, esta eleição era considerada um indicador da capacidade de Obama para mobilizar o eleitorado negro.

O ex-senador John Edwards, que ocupava o terceiro lugar nas preferências, esperava poder tirar proveito das disputas entre Obama e Hillary. Mas essa nova derrota para Edwards pode eliminar quase por completo suas esperanças de se tornar o candidato do partido.

Na quinta-feira, durante uma série de reuniões em várias cidades da Carolina do Sul, Obama explicou que teve que aumentar o tom contra Clinton porque seus rivais estavam espalhando mentiras sobre ele.

"Um dos princípios que queremos firmemente estabelecer é que se as pessoas lançam falsas afirmações sobre mim, responderemos", afirmou o senador.

Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e Hillary, que pretende ser a primeira mulher a ocupar o maior cargo do país, vêm se envolvendo em debates acalorados.

Isso tem provocado divisões profundas entre os eleitores democratas da Carolina do Sul, dos quais mais da metade são negros.

Várias sondagens mostraram o crescimento de Obama no eleitorado negro (de 56% para 59% de acordo com os estudos). Hillary Clinton e o terceiro candidato democrata John Edwards, dividem o favoritismo entre o eleitorado branco, com as mulheres tendendo para a ex-primeira-dama e os homens, para Edwards.

Obama ganha apoio de filha de JFK após nova vitória. Segundo CNN e Associated Press, Hillary lidera no placar de delegados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir