Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Peixe: pior início em dez anos
Por coincidência, na ocasião Leão era o técnico e acaba de assumir vaga de Luxemburgo
Peixe: pior início em dez anos
Foto: Nelson Coelho

Três jogos, duas derrotas e um empate. Com essa campanha, o Santos tem o seu pior início de Paulistão em dez anos. Desde 1998, o time não ia tão mal nas primeiras rodadas do estadual. Naquele ano, o Peixe começou perdendo para o São Paulo, empatou com o São José e voltou a perder para o Rio Branco. A diferença é que há dez anos, o ataque funcionava: apesar dos resultados negativos, o time marcou quatro gols. Neste ano, apenas um (veja a comparação na tabela abaixo).

Em 98, coincidentemente, Emerson Leão também estava no comando da equipe da Vila Belmiro, assumindo no lugar de Vanderlei Luxemburgo, que preferiu se transferir para o Corinthians.

Na ocasião, como agora, Luxa resolveu mudar de ares, apostando em um projeto mais atraente: o Timão contava com dinheiro para formar um supertime, com Marcelinho Carioca, Rincón, Edílson, Ricardinho e Luizão. Neste ano, o treinador viu que a situação financeira do Santos não é boa e resolveu voltar ao Palmeiras, que conta com o auxílio de um grupo de investidores. Agora, resta a Leão montar um time com o que sobrou, ou, como gosta de dizer, com a "ponta de estoque", assim como há dez anos.

Os treinadores nunca foram amigos e o atual treinador santista não perde a oportunidade de alfinetar o rival. Ao comentar as dificuldades sobre este início de ano, Leão lembra de 1998. Logo em seus primeiros dias de volta à Vila Belmiro, no fim do ano passado, Leão reclamou da herança deixada por Luxa.

Quando lhe perguntam se assumir um time que foi deixado por Luxemburgo é mais difícil, o treinador alvinegro fica pensativo:

- Vocês sabem que eu nunca deixo de responder a perguntas. Mas essa é... difícil. Vai ficar sem resposta - diz, ainda fazendo uma pausa para pensar.

Diante da insistência no assunto, Leão encerra:

- Vocês sabem a resposta - diz, sem esconder um sorriso bem irônico.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir