Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Sem pregão viva voz, bolsa perde 'charme'
Pregão viva voz da bolsa paulista foi encerrado em 2005
Sem pregão viva voz, bolsa perde 'charme'
Foto: Divulgação/Bovespa

Nunca tantos negócios foram fechados na Bolsa de Valores de São Paulo. Apesar disso, para quem passa em frente ao edifício da bolsa, no centro da capital paulista, a impressão é de que mais nada é negociado ali: a gritaria dos operadores, imediatamente associada ao local, não existe mais.

O pregão viva-voz, onde operadores das corretoras de valores negociavam ações com telefones vermelhos e blocos de papel nas mãos, foi encerrado em setembro de 2005. Desde então, todos os negócios são feitos através de uma rede eletrônica" e em silêncio.

Já na época do encerramento do pregão, ele representava uma parte muito pequena dos negócios realizados. Em setembro de 2005, último mês de seu funcionamento, as operações fechadas ali somaram apenas 0,13% de tudo o que foi negociado em bolsa.



O fim da gritaria não significou redução dos negócios realizados na Bovespa. Pelo contrário: a média de 62 mil operações realizadas diariamente em 2005 subiu para 153 mil no ano passado, segundo dados da própria bolsa.

O dinheiro que circula por ali também cresceu mais de 100% de lá para cá. O volume total negociado na bolsa em 2005 foi de R$ 401 bilhões. Em 2007, chegou a R$ 1,199 trilhão.

Mudanças
A mudança foi a última das várias pelas quais passou o pregão a viva voz da Bovespa, criada em 1890, ainda com o nome de Bolsa Livre e apenas 40 corretores, que trabalhavam sentados em cadeiras com seus nomes inscritos.

Antes de 'fechar as portas' do pregão, a bolsa já havia passado por várias modificações em seu 'modelo' de negócios. Em uma das mais importantes, a lousa onde eram anotadas as cotações das ações foram substituídas pelo painel eletrônico, em 1972.

No seu auge, na década de 1990, mais de 1,4 mil operadores chegaram a trabalhar no chão do pregão. Em 30 de setembro de 2005, no entanto, menos de 40 profissionais aplaudiram quando soou a campainha indicando o fim das operações.

Sem pregão viva voz, bolsa perde 'charme'. Pregão viva voz da bolsa paulista foi encerrado em 2005.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir